Aquecedor solar de baixo custo: uma ferramenta pedagógica para o ensino de conceitos termodinâmicos e a conscientização socioambiental

Palavras-chave: Ensino de Física, PIBID, Termodinâmica, Aquecedor solar, Abordagem temática

Resumo

A importância de projetos de ensino com temáticas que promovam o desenvolvimento do aluno como cidadão consciente, atuante na sociedade e preocupado com o meio ambiente em que vive, é cada vez mais ressaltada por educadores e pesquisadores na área de ensino de Física. Nesse contexto, o subprojeto de Física do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) da [nome da IES suprimido] apresenta os resultados da execução de uma proposta para o ensino de termodinâmica, abordando o funcionamento de um aquecedor solar e os benefícios socioambientais da utilização desse equipamento. Utilizando um modelo de aquecedor de baixo custo, produzido a partir da reutilização de materiais descartáveis, abordam-se conceitos e processos físicos. Um mesmo questionário foi aplicado antes e após duas semanas da atividade. Os resultados foram comparados por meio de testes estatísticos, apontando para uma diferença estatisticamente significativa das médias do pré e do pós-teste. São discutidas as potencialidades e limitações das atividades desenvolvidas, bem como suas implicações para o ensino de Física.

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Biografia do Autor

Alessandro Damásio Trani Gomes, Universidade Federal de São João del-Rei

Mestre e Doutor em Educação pela UFMG

Coordenador do Curso de Física da UFSJ.

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Publicado
2020-05-05
Como Citar
PEREIRA, I.; DE OLIVEIRA JÚNIOR, J. G.; MUNHOZ, P.; GOMES, A.; COELHO, F. Aquecedor solar de baixo custo: uma ferramenta pedagógica para o ensino de conceitos termodinâmicos e a conscientização socioambiental. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 11, n. 3, p. 105-125, 5 maio 2020.
Seção
Artigos Gerais