Visualização e pensamento geométrico na Geometria em movimento

  • Janine Freitas Mota Universidade Estadual de Montes Claros
  • Rieuse Lopes Pinto Universidade Estadual de Montes Claros
  • Ronaldo Dias Ferreira Universidade Estadual de Montes Claros
Palavras-chave: Visualização, Pensamento Geométrico, Construções Geométricas, Informática Educativa

Resumo

Neste artigo,apresentamos uma discussão sobre uma pesquisa realizada com estudantes da Licenciatura em Matemática, cujo enfoque foi o desenvolvimento da habilidade de visualização e do pensamento geométrico na realização de atividades que contemplam construções geométricas de superfícies tridimensionais com o uso de lápis, papel e ferramenta computacional. Foram elaboradas, aplicadas e analisadas atividades que articularam teoria e prática por meio de investigação, exploração, visualização e construção de superfícies. A articulação entre Álgebra e Geometria e a utilização de seções transversais, presentes nas atividades, buscaram fazer com que os estudantes desenvolvessem a habilidade de visualizar os objetos tridimensionais. O uso da informática educativa, por meio do Winplot, permitiu explorar e formalizar diferentes conceitos geométricos a partir da rotação e translação de figuras, o que facilitou a visualização geométrica com múltiplas representações. A análise qualitativa dos resultados confirmou que houve, por parte dos estudantes, maior capacidade de generalização e que as atividades mostraram uma maneira mais progressista, ou seja, inovadora, de se ensinar Matemáticanum ambiente ou em um espaço de prática e de experimentação do conteúdo, visando à compreensão e à interpretação dos tópicos em estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAIRRAL, Marcelo de Almeida. Tecnologias da Informação e Comunicação na formação e Educação Matemática. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora da UFRRJ, 2012.

BORBA, Marcelo de C. et al. Fases das tecnologias digitais em Educação Matemática: Sala de aula e internet em movimento. 1. ed. BH: Autêntica Editora, 2014.

DUVAL, Raymound. Registros de representação semiótica e funcionamento cognitivo do pensamento. Tradução de Méricles Tadeu Moretti. REVEMAT: Revista Eletrônica de Educação Matemática. Florianópolis, v. 07, n. 2, 2012, p.266-297.

FERREIRA, Lúcia Helena da Cunha. Desenvolvimento do pensamento geométrico com visualização de figuras espaciais por meio da metodologia de oficinas. 2010. 137f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2010.

FROTA, Maria Clara Rezende; COUY, Laís. Estratégias para o ensino-aprendizagem de funções com um foco no Pensamento Visual. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, IV, Brasília, 2009. Anais do IV SIPEM. Brasília: SBEM, 2009. p. 1-20.

GALVÃO, Maria Elisa Esteves Lopes; COSTA, Nielce Meneguelo Lobo da; PRADO, Maria Elisabette Brizola Brito. Construção de funções a partir de problemas geométricos: uma abordagem investigativa. Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa, v.8, n.2, p.39-57, 2017.

GODINO, Juan Dias; BATANERO, Carmen; FONT, Vicenç. The onto-semiotic approach to research in mathematics education. ZDM – The International Journal on Mathematics Education, v. 39, n. 1-2, p. 127-135, mar. 2007.

GONÇALVES, Jamille Santana; LANDO, Janice Cássia. O ensino de Geometria, em escolas públicas, na cidade de Jequié – Bahia. Eventos Pedagógicos, Sinop, v. 3, n. 3, p. 363-389, ago./dez. 2012.

GRAVINA, Maria Alice. Geometria Dinâmica: uma nova abordagem para o aprendizado da Geometria. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, VII, Belo Horizonte, 1996. Anais do VII SBIE. Belo Horizonte, 1996, p. 1-13.

MELO, Enaldo Vieira de; FIREMAN, Elton Casado. Ensino e aprendizagem de funções trigonométricas por meio do software GeoGebra aliado à modelagem matemática. Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa, v.7, n.5, p. 12-30, 2016.

VAN HIELE, P. M. El problema de la comprensión: en conexión con la comprensión de los escolares en el aprendizaje de la geometría. 1957. Tesis (Doctorado en Matemáticas y Ciencias Naturais) - Universidad Real de Utrecht. Utrecht, 1957.

VILLARREAL, Mônica Ester. O pensamento matemático de estudantes universitários de Cálculo e Tecnologias Informáticas. 1999. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista. Rio Claro.

ZABALA, Antoni. A Prática Educativa: unidades de análise. In: ZABALA, Antoni. A prática educativa. Porto Alegre: ArtMed Editora, 1998.

Publicado
2019-06-03
Como Citar
MOTA, J. F.; PINTO, R. L.; FERREIRA, R. D. Visualização e pensamento geométrico na Geometria em movimento. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 10, n. 2, p. 188-203, 3 jun. 2019.
Seção
Artigos Gerais