Concepções prévias e obstáculos epistemológicos no ensino de atomística: uma abordagem a partir do método educacional psicodramático
DOI:
https://doi.org/10.26843/rencima.v11i5.2348Palavras-chave:
concepções prévias, atomística, método educacional psicodramático, obstáculos epistemológicosResumo
Dada a importância das concepções prévias dos alunos e a presença de obstáculos epistemológicos que dificultam a compreensão dos modelos atômicos, este trabalho trata de uma experiência com o objetivo de levantar e analisar as concepções de alunos do 8º ano do Ensino Fundamental sobre o conceito de átomo e suas propriedades. A metodologia utilizada na construção, aplicação do instrumento e análise das concepções foi o Método Educacional Psicodramático (MEP), que se preocupa em trazer o aluno para uma posição mais ativa, mais espontânea e criativa frente à aprendizagem. Recursos auxiliares tais como desenhos, discussões coletivas e experimentos simples ajudaram a compor os dados. Embora os resultados não revelem novidades quanto às concepções dos alunos e aos obstáculos epistemológicos neles presentes, existe muita coerência entre os modelos propostos e as explicações para os fenômenos observados, demonstrando a presença de um raciocínio lógico consistente, mesmo quando estão afastados dos conhecimentos cientificamente aceitos. As conclusões reforçam a atenção para os obstáculos epistemológicos, no sentido de auxiliar os alunos a transformar visões errôneas e distorcidas. O papel do professor é fundamental para reconhecer os obstáculos que os alunos trazem de suas vivências cotidianas e os que são construídos na própria sala de aula.
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