Desenvolvendo o processo de abstração por meio de uma experiência de ensino

Autores

  • Michelle Andrade Klaiber Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Mariany Layne Souza Universidade Estadual de Londrina
  • Daniele Peres da Silva Martelozo Universidade Estadual de Londrina
  • Angela Marta Pereira das Dores Savioli Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v10i2.2340

Palavras-chave:

Pensamento Matemático Avançado, Matrizes, Álgebra Linear, Ensino Superior

Resumo

Este artigo apresenta uma discussão e análise de indícios do Pensamento Matemático Avançado, sobretudo do processo de abstração segundo Dreyfus (2002), em um episódio de ensino. Através de uma Experiência de Ensino pautada na perspectiva do Ensino-Aprendizagem Exploratório, investigou-se a manifestação desse processo por estudantes ingressantes de um curso de Licenciatura em Química durante a realização de uma tarefa envolvendo matrizes, visando abordar transformações geométricas, na disciplina de Geometria Analítica e Álgebra Linear. Os resultados mostram que, dos sete estudantes que participaram desse estudo, apenas dois mobilizaram os processos de generalização e de síntese, manifestando assim, o processo de abstração.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-06-03

Como Citar

KLAIBER, M. A.; SOUZA, M. L.; MARTELOZO, D. P. da S.; SAVIOLI, A. M. P. das D. Desenvolvendo o processo de abstração por meio de uma experiência de ensino. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 48–65, 2019. DOI: 10.26843/rencima.v10i2.2340. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2340. Acesso em: 1 abr. 2023.

Edição

Seção

Artigos