Projetos de pesquisa pedagógica no PIBID: possibilidades formativas para o desenvolvimento do conhecimento especializado do professor que ensina Matemática

  • Janecler Aparecida Amorim Colombo Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Marlova Estela Caldato Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Palavras-chave: Conhecimento Especializado do Professor de Matemática, Formação inicial de professores de matemática, PIBID

Resumo

Este artigo tem por objetivo, investigar e analisar os conhecimentos mobilizados por licenciandos em matemática, ao desenvolverem projetos vinculados ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, que buscaram interrelacionar a prática de ensinar matemática na educação básica e conhecimentos emergentes da pesquisa acadêmica. Trata-se de uma pesquisa documental qualitativa na qual os dados analisados constituíram-se dos projetos de pesquisa e relatórios desenvolvidos por bolsistas do PIBID, vinculados ao subprojeto Matemática, em uma universidade federal, no período de 2014 a 2018. O texto, apoiado no modelo conceitual-analítico do Mathematics Teachers’ Specialized Knowledge, evidencia que o PIBID pode se configurar como um espaço frutífero de construção de conhecimentos especializados e específicos da prática do professor de matemática que atua na educação básica.

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Publicado
2019-06-03
Como Citar
COLOMBO, J. A. A.; CALDATO, M. E. Projetos de pesquisa pedagógica no PIBID: possibilidades formativas para o desenvolvimento do conhecimento especializado do professor que ensina Matemática. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 10, n. 2, p. 125-141, 3 jun. 2019.
Seção
Artigos Gerais