Projetos de pesquisa pedagógica no PIBID: possibilidades formativas para o desenvolvimento do conhecimento especializado do professor que ensina Matemática

Autores

  • Janecler Aparecida Amorim Colombo Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Marlova Estela Caldato Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v10i2.2338

Palavras-chave:

Conhecimento Especializado do Professor de Matemática, Formação inicial de professores de matemática, PIBID

Resumo

Este artigo tem por objetivo, investigar e analisar os conhecimentos mobilizados por licenciandos em matemática, ao desenvolverem projetos vinculados ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, que buscaram interrelacionar a prática de ensinar matemática na educação básica e conhecimentos emergentes da pesquisa acadêmica. Trata-se de uma pesquisa documental qualitativa na qual os dados analisados constituíram-se dos projetos de pesquisa e relatórios desenvolvidos por bolsistas do PIBID, vinculados ao subprojeto Matemática, em uma universidade federal, no período de 2014 a 2018. O texto, apoiado no modelo conceitual-analítico do Mathematics Teachers’ Specialized Knowledge, evidencia que o PIBID pode se configurar como um espaço frutífero de construção de conhecimentos especializados e específicos da prática do professor de matemática que atua na educação básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-06-03

Como Citar

COLOMBO, J. A. A.; CALDATO, M. E. Projetos de pesquisa pedagógica no PIBID: possibilidades formativas para o desenvolvimento do conhecimento especializado do professor que ensina Matemática. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 125–141, 2019. DOI: 10.26843/rencima.v10i2.2338. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2338. Acesso em: 3 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos