Possibilidades de novas pesquisas em Cálculo, Análise e Álgebra Linear a partir de um mapeamento das investigações do GT04

  • Barbara Lutaif Bianchini Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Gabriel Loureiro de Lima Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Eloiza Gomes Instituto Mauá de Tecnologia
Palavras-chave: Mapeamento, Cálculo Diferencial e Integral, An álise Matemática, Álgebra Linear, Perspectivas e Lacunas

Resumo

Que perspectivas para novas investigações sobre Cálculo Diferencial e Integral, Análise, Matemática e Álgebra Linear decorrem de um mapeamento das principais produções referentes a estas temáticas realizadas pelo Grupo de Trabalho Educação Matemática no Ensino Superior – GT04 – da Sociedade Brasileira de Educação Matemática? A explicitação de lacunas e, consequentemente, possibilidades de novos caminhos a serem trilhados nas pesquisas futuras por membros do GT é o foco do presente artigo, tendo como objetivo minimizar repetições desnecessárias relativas a enfoques de investigações de forma a possibilitar um salto qualitativo nas produções do GT. Analisamos oitenta e cinco pesquisas referentes aos tópicos anteriormente mencionados. Em relação aos conceitos matemáticos explorados, notamos nos três temas a necessidade de estudos tendo como foco conteúdos que não aqueles mais elementares. Pesquisas cujos sujeitos são professores de Cálculo ou de Análise, bem como reflexões estabelecendo diálogos entre essas duas áreas da Matemática, evidenciam-se como caminhos ainda pouco explorados pelos integrantes do GT. Especificamente sobre Álgebra Linear, apontamos como perspectivas, estudos referentes à Licenciatura, a cursos de serviço, a graduações  a distância, ao emprego de Tecnologias Digitais de Comunicação e de Informação e também a análises de livros didáticos mais atuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BIANCHINI, B. L.; LIMA, G. L.; GOMES, E. Formação de professor: reflexões da Educação Matemática no Ensino Superior. Educação e Realidade. Porto Alegre, v. 44, n.1, p. 1-22, 2019.

BIANCHINI, B. L.; LIMA, G. L., GOMES, E. Cálculo, Análise e Álgebra Linear: indicações para novas pesquisas a partir das investigações do GT04. Em: VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática -Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2018, Anais...Foz do Iguaçu/BR, p.1-11, 2018.

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PESQUISA. São Paulo: Revista Educação Matemática Pesquisa do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC/SP, v. 15, n. 3, 2013.

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PESQUISA. São Paulo: Revista Educação Matemática Pesquisa do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC/SP, v. 15, n. 3, 2013.

FIORENTINI, D.; PASSOS, C. L. B; LIMA, R. C. R. (Orgs.). Mapeamento da pesquisa acadêmica brasileira sobre o professor que ensina matemática: período 2001 –2012. Campinas, SP: FE/UNICAMP, 2016.

FROTA, M. C. R.; NASSER, L. (Orgs.). Educação Matemática no Ensino Superior: pesquisas e debates.Brasília: SBEM, 2009.

FROTA, M. C. R.; BIANCHINI, B. L.; CARVALHO, A. M. T. (Org.). Marcas da Educação Matemática no Ensino Superior.Campinas, SP: SBEM, Papirus, 2013.

LIMA, G. L., BIANCHINI, B. L., GOMES, E. Cálculo e Análise: mapeamento das pesquisas do GT04 -Educação Matemática no Ensino Superior. VIDYA. Santa Maria: Revista do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana, v.37, n.2, p. 314-334, 2017.

Publicado
2019-06-03
Como Citar
BIANCHINI, B. L.; LIMA, G. L. DE; GOMES, E. Possibilidades de novas pesquisas em Cálculo, Análise e Álgebra Linear a partir de um mapeamento das investigações do GT04. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 10, n. 2, p. 112-124, 3 jun. 2019.
Seção
Artigos Gerais