Desenvolvendo habilidade de representação geométrica por meio de quebra-cabeças espaciais

Autores

  • José Carlos Pinto Leivas Universidade Franciscana

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v10i2.2335

Palavras-chave:

representação visual, geometria espacial, quebra-cabeças

Resumo

Apresenta-se, no presente artigo, parte de uma pesquisa qualitativa, a qual teve como questão norteadora analisar como estudantes de um Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática podem desenvolver habilidades de representação espacial. Para isso, utilizou-se atividades investigativas em que os participantes faziam seus registros escritos, bem como alguns registros fotográficos. Para o tratamento dos resultados foi empregada a Análise Textual Discursiva, sendo que, até onde foi possível perceber, os investigados puderam desenvolver representações de objetos a partir de composição de sólidos constantes de kits fornecidos pelo pesquisador. Como conclusões, pode-se afirmar que foi possível desenvolver visualização e relações entre volumes, especialmente a chegada ao Princípio de Cavalieri.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-06-03

Como Citar

LEIVAS, J. C. P. Desenvolvendo habilidade de representação geométrica por meio de quebra-cabeças espaciais. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 30–47, 2019. DOI: 10.26843/rencima.v10i2.2335. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2335. Acesso em: 29 nov. 2022.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)