Desenvolvendo habilidade de representação geométrica por meio de quebra-cabeças espaciais

  • José Carlos Pinto Leivas Universidade Franciscana
Palavras-chave: representação visual, geometria espacial, quebra-cabeças

Resumo

Apresenta-se, no presente artigo, parte de uma pesquisa qualitativa, a qual teve como questão norteadora analisar como estudantes de um Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática podem desenvolver habilidades de representação espacial. Para isso, utilizou-se atividades investigativas em que os participantes faziam seus registros escritos, bem como alguns registros fotográficos. Para o tratamento dos resultados foi empregada a Análise Textual Discursiva, sendo que, até onde foi possível perceber, os investigados puderam desenvolver representações de objetos a partir de composição de sólidos constantes de kits fornecidos pelo pesquisador. Como conclusões, pode-se afirmar que foi possível desenvolver visualização e relações entre volumes, especialmente a chegada ao Princípio de Cavalieri.

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Publicado
2019-06-03
Como Citar
LEIVAS, J. C. P. Desenvolvendo habilidade de representação geométrica por meio de quebra-cabeças espaciais. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 10, n. 2, p. 30-47, 3 jun. 2019.
Seção
Artigos Gerais

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