As conexões trabalhadas através da Resolução de Problemas na formação inicial de professores de Matemática

Palavras-chave: Educação Matemática, Ensino Superior, Formação Inicial de Professores, Resolução de Problemas, Conexões

Resumo

Orientações curriculares atuais e pesquisas consideram que a aprendizagem deve ocorrer por um processo ativo e construtivo em que os estudantes realizam as atividades de sala de aula à luz de suas crenças e assimilam as informações dentro de suas estruturas de conhecimento pré-existentes. Guiado por essas orientações, o presente trabalho aborda as Conexões no âmbito da Educação Matemática. O objetivo é apresentar reflexões acerca das possibilidades do trabalho com conexões através da resolução de problemas na aprendizagem e na formação inicial de professores de Matemática. Trata-se de um estudo teórico-bibliográfico, apoiado em trabalhos de diversos autores que tratam desse tema. Os estudos realizados permitiram identificar diversas formas de estabelecer conexões em benefício da aprendizagem matemática e da compreensão da Matemática como um corpo de conhecimentos em que conceitos e procedimentos são relacionados; ratificar que a resolução de problemas é um relevante e eficiente recurso na criação de contextos de ensino via conexões; e, finalmente, que os professores devem vivenciar, na formação inicial, situações de resolução de problemas que envolvam conexões matemáticas, a fim de incorporá-las em sua prática profissional futura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALLEVATO, N. S. G; ONUCHIC, L. R. Ensino-aprendizagem-avaliação de Matemática: por que através da resolução de problemas. In: ONUCHIC, L. R. et al. (Org.). Resolução de problemas: teoria e prática. Jundiaí: Paco, 2014.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.

CANAVARRO, A. P. O que a investigação nos diz acerca da aprendizagem da matemática com conexões – ideias da teoria ilustradas com exemplos. Educação e Matemática. Lisboa, n. 144-145, p. 38-42, out, nov, dez. 2017.

CARREIRA, S. Conexões Matemáticas – Ligar o que se foi desligando. Educação e Matemática. Lisboa, n. 110, p. 13-18, out, nov, dez. 2010.

HODGSON, T. R. Connections as Problem-Solving Tools. In: HOUSE, P. A.; COXFORD, A. F. (Ed.). Connecting Mathematics across the Curriculum. Yearbook 1995. Reston: NCTM, 1995. p. 13 - 21.

LESH, R.; POST, T.; BEHR, M. Representations and Translations among Representations in Mathematics Learning and Problem Solving. In: JANVIER, C. Problems of Representations in the Teaching and Learning of Mathematics. Hillsdale, NJ: Lawrence Erlbaum, 1987.

NCTM-National Council of Teachers of Mathematics. Principles and Standards for School Mathematics. Reston,VA: NCTM, 2000.

NÓVOA, A. O professor pesquisador e reflexivo. 2001. Disponível em http://www.tvebrasil.com.br/SALTOentrevistas/antonio_novoa.htm. Acesso em: 25 mai. 2009.

ONUCHIC, L. R.; ALLEVATO, N. S. G. Proporcionalidade através da Resolução de Problemas no Curso Superior de Licenciatura em Matemática. In: SIPEM – Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 6. 2015, Pirenópolis. Anais... 2015. Disponível em: <http://www.sbembrasil.org.br/visipem/anais/story_html5.html> Acesso em: 01. jun. 2018

ONUCHIC, L. R.; ALLEVATO, N. S. G. Resolução de Problemas na Licenciatura em Matemática – Rumo à compreensão e à aquisição das grandes ideias contidas na Matemática Escolar. In: SIPEM – Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 4. 2009, Brasília. Anais 2009. v. 1.

PONTE, J. P. Conexões no Programa de Matemática do Ensino Básico. Educação e Matemática. Lisboa, n. 110, p. 3-6, out, nov, dez. 2010.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

TROTTA, F.; IMENES, L. M. P.; JAKUBOVIC, J. Matemática Aplicada. Vol. 3, São Paulo: Moderna, 1980.

VAN de WALLE, J. A. Matemática no Ensino Fundamental: formação de professores e aplicação em sala de aula. Tradução: Paulo Henrique Colonese. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

Publicado
2019-06-03
Como Citar
ALLEVATO, N. S. G.; ONUCHIC, L. DE LA R. As conexões trabalhadas através da Resolução de Problemas na formação inicial de professores de Matemática. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 10, n. 2, p. 1-14, 3 jun. 2019.
Seção
Artigos Gerais

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>