As conexões trabalhadas através da Resolução de Problemas na formação inicial de professores de Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v10i2.2334

Palavras-chave:

Educação Matemática, Ensino Superior, Formação Inicial de Professores, Resolução de Problemas, Conexões

Resumo

Orientações curriculares atuais e pesquisas consideram que a aprendizagem deve ocorrer por um processo ativo e construtivo em que os estudantes realizam as atividades de sala de aula à luz de suas crenças e assimilam as informações dentro de suas estruturas de conhecimento pré-existentes. Guiado por essas orientações, o presente trabalho aborda as Conexões no âmbito da Educação Matemática. O objetivo é apresentar reflexões acerca das possibilidades do trabalho com conexões através da resolução de problemas na aprendizagem e na formação inicial de professores de Matemática. Trata-se de um estudo teórico-bibliográfico, apoiado em trabalhos de diversos autores que tratam desse tema. Os estudos realizados permitiram identificar diversas formas de estabelecer conexões em benefício da aprendizagem matemática e da compreensão da Matemática como um corpo de conhecimentos em que conceitos e procedimentos são relacionados; ratificar que a resolução de problemas é um relevante e eficiente recurso na criação de contextos de ensino via conexões; e, finalmente, que os professores devem vivenciar, na formação inicial, situações de resolução de problemas que envolvam conexões matemáticas, a fim de incorporá-las em sua prática profissional futura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-06-03

Como Citar

ALLEVATO, N. S. G.; ONUCHIC, L. de la R. As conexões trabalhadas através da Resolução de Problemas na formação inicial de professores de Matemática. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 1–14, 2019. DOI: 10.26843/rencima.v10i2.2334. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2334. Acesso em: 30 mar. 2023.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>