Ensinar e aprender Geometria Analítica com Tecnologias Digitais por meio de um trabalho colaborativo

Autores

  • Erika Maria Chioca Lopes Universidade Federal de Uberlândia
  • Arlindo José Souza Junior Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v10i2.2332

Palavras-chave:

Geometria Analítica, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Trabalho colaborativo

Resumo

Este artigo apresenta alguns resultados de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com o objetivo de compreender a dinâmica de trabalho de um grupo de professores e alunos no processo de constituição e implementação de uma proposta, desenvolvida na Faculdade de Matemática de uma universidade pública. A proposta foi desenvolvida para o ensino presencial de Geometria Analítica, em dois semestres letivos consecutivos. Essencialmente, as aulas presenciais foram complementadas por um ambiente virtual de aprendizagem criado na plataforma Moodle, que continha diversos materiais e atividades, algumas numa interface do GeoGebra. Analisamos as características colaborativas que emergiram nesse trabalho e a forma como as tecnologias digitais foram integradas a ele, fundamentados em Fiorentini, Ferreira, Souza Junior, entre outros pesquisadores dessa temática. Como resultados da pesquisa, identificamos que o ambiente virtual de aprendizagem ofereceu diferentes possibilidades de interação dos estudantes com o conteúdo e proporcionou o acompanhamento constante da produção dos estudantes nos diferentes tipos de interação. A escolha pelo caminho da reformulação dos modelos pedagógicos prévios dos professores do grupo para um novo modelo, que integrou Moodle e GeoGebra ao ensino de Geometria Analítica, foi fundamental para o engajamento dos envolvidos e viabilizou a realização de um trabalho colaborativo inovador nessa faculdade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-06-03

Como Citar

LOPES, E. M. C.; JUNIOR, A. J. S. Ensinar e aprender Geometria Analítica com Tecnologias Digitais por meio de um trabalho colaborativo. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 66–79, 2019. DOI: 10.26843/rencima.v10i2.2332. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2332. Acesso em: 1 abr. 2023.

Edição

Seção

Artigos