Um Design insubordinado no ensino de Matemática Financeira

Autores

  • Maria Rachel Pinheiro Pessoa Pinto de Queiroz Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v10i2.2330

Palavras-chave:

insubordinação criativa, design pedagógico, Matemática Financeira

Resumo

Neste ensaio teórico, apresento um design pedagógico insubordinado, delineado a partir de algumas pesquisas e de experiências em sala de aula, consideradas como possibilidades para o ensino de Matemática Financeira, em cursos superiores da área de negócios. Resultados de pesquisas que serão discutidos no texto apontam para uma situação atual de uso de materiais pedagógicos, nos quais são priorizados exercícios que apresentam sempre uma única resposta como correta, bem como não são observadas situações que considerem contextos ou situações pessoais, nem desenvolvimento de análises sociocríticas, além de um distanciamento entre os conteúdos estudados em ambientes educacionais e o conhecimento relacionado ao cotidiano e ao mundo do trabalho. Em resposta, proponho um design pedagógico, baseado em ações de análise de outras possibilidades, distintas das apresentadas em livros didáticos, considerando-se os contextos sociais locais, as ações orientadas por práticas comerciais locais e bancárias, assim como alternativas insubordinadas ao ensino tradicional dessa disciplina. Finalmente, proponho um design que pode ser experimentado em pesquisas e experiências educacionais em outras disciplinas matemáticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-06-03

Como Citar

QUEIROZ, M. R. P. P. P. de. Um Design insubordinado no ensino de Matemática Financeira. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 176–187, 2019. DOI: 10.26843/rencima.v10i2.2330. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2330. Acesso em: 29 nov. 2022.

Edição

Seção

Artigos