Contribuições do GeoGebra 3D para a aprendizagem de Integrais múltiplas no cálculo de várias variáveis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v10i2.2328

Palavras-chave:

GeoGebra 3D, Integrais Múltiplas, Educação Matemática no Ensino Superior

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa que investigou contribuições da utilização do software GeoGebra 3D para a aprendizagem de Integrais Múltiplas no Cálculo de Várias Variáveis. O artigo fundamenta-se, teoricamente, em pesquisas sobre o Ensino de Cálculo de Várias Variáveis, no contexto da Educação Matemática no Ensino Superior, apoiado no uso das tecnologias disponíveis e na Teoria dos Registros de Representação Semiótica. A pesquisa, de cunho qualitativo, foi realizada com alunos da disciplina Cálculo III de uma universidade da região metropolitana de Belo Horizonte – MG. Como metodologia da pesquisa, elaboramos, implementamos e avaliamos sequências didáticas centradas na utilização do software GeoGebra 3D, relacionadas à construção de representações de superfícies e de sólidos para o ensino de Integrais Múltiplas. Os resultados apontaram que a visualização proporcionada pelo GeoGebra 3D se mostrou um componente indispensável na construção dos principais conceitos e propriedades de Integrais Múltiplas; apresentaram a possibilidade de aliar o seu uso à construção de representações semióticas em diferentes registros, principalmente representações gráficas usadas; destacaram o intenso uso das operações de tratamento, tanto no âmbito algébrico quanto gráfico e, finalmente, explicitaram que as sequências didáticas propiciaram a oportunidade de explorar a operação de conversão entre representações em diferentes registros.

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Publicado

03.06.2019

Como Citar

REIS, Frederico da Silva; COMETTI, Marcio Antonio; SANTOS, Edson Crisostomo dos. Contribuições do GeoGebra 3D para a aprendizagem de Integrais múltiplas no cálculo de várias variáveis. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 10, n. 2, p. 15–29, 2019. DOI: 10.26843/rencima.v10i2.2328. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2328. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos