Tecnologias digitais e Modelagem Matemática: um mapeamento de dissertações e teses brasileiras no ensino de Cálculo Diferencial e Integral no Ensino Superior

  • Giselle Moraes Resede Pereira Universidade Federal de Uberlândia
  • Arlindo José Souza Junior Universidade Federal de Uberlândia
Palavras-chave: Cálculo Diferencial e Integral, Ensino Superior, Modelagem Matemática, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação

Resumo

Neste artigo apresentamos um mapeamento de dissertações e teses brasileiras, produzidas nos últimos anos, sobre propostas educativas para o ensino de Cálculo, no Ensino Superior, por meio de duas tendências bastante atuais: as Tecnologias Digitais e a Modelagem Matemática. Por meio das diversas formas com que os pesquisadores têm tratado essa questão pretendemos analisar como está ocorrendo à interseção entre as práticas educativas que se utilizam dessas tendências no processo de aprendizagem e ensino de Cálculo. Ao considerarmos a Modelagem Matemática e o uso de Tecnologias Digitais como agentes que possibilitam uma conexão interdisciplinar dos saberes, nossa busca estende-se também sobre as áreas do conhecimento que essas pesquisas abarcaram. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, cuja coleta de dados foi realizada no banco de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. A partir de características semelhantes emergentes dos trabalhos encontrados agrupamos aqueles que apresentam uma proposta educativa e os que analisam a implementação de uma proposta educativa. Esses agrupamentos nos revelaram a multiplicidade de atuação da Modelagem Matemática, como e quais tecnologias digitais estão sendo utilizadas nessas propostas educativas, e, além disso, mostrou-nos que existe uma carência de investigações em cursos fora da área de exatas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, L. W.; SILVA, K. P.; VERTUAN, R. E. Modelagem Matemática na educação básica. São Paulo: Contexto, 2012.

ARAÚJO, J. de L. Cálculo, tecnologias e modelagem matemática: as discussões dos alunos. 2002. 173 p. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro, 2002.

BATISTA, J. de F. R. Modelagem matemática no ambiente virtual de aprendizagem (AVA): entendendo as suas dimensões crítica e reflexiva a partir de um estudo de caso. 2016. 252 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) - Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2016.

BELTRÃO, M. E. P. Ensino de Cálculo pela Modelagem Matemática e Aplicações: teoria e prática. 2009. 322 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.

BIEMBENGUT, M. S. Modelagem na Educação Matemática e na Ciência. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2016.

BORSSOI, A. H. Modelagem Matemática, Aprendizagem Significativa e Tecnologias: articulações em diferentes Contextos Educacionais. 2013. 256 p. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2013.

CAMPOS, I. da S. Alunos em ambientes de modelagem matemática: caracterização do envolvimento a partir da relação com o background e o foreground. 2013. 203 p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013.

DOMINGOS, R. M. C. Resolução de problemas e modelagem matemática: uma experiência na formação inicial de professores de física e matemática. 2016. 193 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática.) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.

FECCHIO, R. Modelagem Matemática e a interdisciplinaridade na introdução do conceito de Equação Diferencial em cursos de Engenharia. 2011. 208 p. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.

FERRUZZI, E. C. Interações discursivas e aprendizagem em modelagem matemática. 2011. 228 p. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2011.

FLORES, J. B.; LIMA, V. M. R.; MÜLLER, T. J. O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino de Cálculo Diferencial e Integral: reflexões a partir de uma metanálise. In: Abakos, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais PUC-MG, Belo Horizonte, v. 6, n. 2, p. 21-35, 2018.

FREITAS, C. A. M. de. Modelagem Matemática da Araucária Angustifolia nos Campos de Lages, Santa Catarina: Uma Proposta Metodológica Regional para o Estudo do Cálculo Diferencial e Integral em Sala de Aula. 2006. 120 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Luterana do Brasil, Canoas, 2006.

FURTADO, A. B. Avaliação do uso de tecnologias digitais no apoio ao processo de modelagem matemática. 2014. 182 p. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Federal do Pará, Belém, 2014.

MALHEIROS, A. P. dos S. Produção matemática dos alunos em um ambiente de modelagem. 2004. 180 p. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro, 2004.

MARIN, D. Professores de Matemática que usam a Tecnologia de Informação e Comunicação no Ensino Superior. 2009. 164p. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro, 2009.

MENEZES, R. O. O uso de tecnologias digitais no desenvolvimento de atividades de modelagem matemática. 2016. 86 p. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Belém, 2016.

NASCIMENTO, R. A. do. Modelagem matemática com simulação computacional na aprendizagem de função. 2007. 344 p. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.

OLIVEIRA, J. D. de. Mapeamento de pesquisas que utilizam a modelagem matemática para o ensino e aprendizagem do cálculo diferencial e integral: uma análise a partir da construção de um banco de dados. 2018. 222p; Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, 2018.

OLIVEIRA, J. D.; MADRUGA, Z. E. F. Mapeamento de produções brasileira sobre o uso da Modelagem Matemática no ensino do Cálculo Diferencial Integral. Revista Docência do Ensino Superior, v. 8, p. 211-227, 2018.

PARANHOS, M. de M. Parametrização e movimentação de curvas e superfícies para uso em modelação matemática. 2015. 147 p. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.

PEREIRA, R. S. G.; SEKI, J. T. P.; PALHARINI, B. N.; COELHO NETO, J.; SILVA, A. C.; DAMIN, WILLIAN; MARTINS, B. O. Modelagem matemática e tecnologias digitais educacionais: possibilidades e aproximações por meio de uma revisão sistemática de literatura. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 8, p. 80-94, 2017.

RILHO, B. C. Uma experiência em ensino e aprendizagem: modelos de investimento e as derivadas. 2005. 155 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil, Canoas, 2005.

ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo “Estado da Arte” em Educação. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 6, n.19, p.37-50, set./dez., 2006.

SANTOS, F. V. Modelagem Matemática e Tecnologias de Informação e Comunicação: o uso que os alunos fazem do computador em atividades de modelagem. 2008. 176 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2008.

SCHUTZ, C. Modelagem matemática e recursos tecnológicos: uma experiência em um curso de formação inicial de professores. 2015. 127 p. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Ensino de Física) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.

SILVA, C. A. da. Introdução ao conceito de integral de funções polinomiais em um curso de Engenharia de Produção por meio de tarefas fundamentais em princípios da Modelagem Matemática. 2013. 349 p. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.

SOUZA JUNIOR, A. J. de. Concepções do professor universitário sobre o ensino da matemática. 1993. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 1993.

SOUZA JUNIOR, A. J. Trabalho Coletivo na Universidade: Trajetória de um grupo no processo de ensinar e aprender Cálculo Diferencial e Integral. 2000. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000.

VIDIGAL, C. L. Desenvolvendo criticidade e criatividade com estudantes de Geografia por meio de modelagem. 2013. 149 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) - Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2013.

ZANIM, A. P. Competências dos alunos em atividades de Modelagem Matemática. 2015. 164 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2015.

Publicado
2019-06-03
Como Citar
PEREIRA, G. M. R.; JUNIOR, A. J. S. Tecnologias digitais e Modelagem Matemática: um mapeamento de dissertações e teses brasileiras no ensino de Cálculo Diferencial e Integral no Ensino Superior. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 10, n. 2, p. 160-175, 3 jun. 2019.
Seção
Artigos Gerais