Tecnologias digitais e Modelagem Matemática: um mapeamento de dissertações e teses brasileiras no ensino de Cálculo Diferencial e Integral no Ensino Superior

Autores

  • Giselle Moraes Resede Pereira Universidade Federal de Uberlândia
  • Arlindo José Souza Junior Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v10i2.2325

Palavras-chave:

Cálculo Diferencial e Integral, Ensino Superior, Modelagem Matemática, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação

Resumo

Neste artigo apresentamos um mapeamento de dissertações e teses brasileiras, produzidas nos últimos anos, sobre propostas educativas para o ensino de Cálculo, no Ensino Superior, por meio de duas tendências bastante atuais: as Tecnologias Digitais e a Modelagem Matemática. Por meio das diversas formas com que os pesquisadores têm tratado essa questão pretendemos analisar como está ocorrendo à interseção entre as práticas educativas que se utilizam dessas tendências no processo de aprendizagem e ensino de Cálculo. Ao considerarmos a Modelagem Matemática e o uso de Tecnologias Digitais como agentes que possibilitam uma conexão interdisciplinar dos saberes, nossa busca estende-se também sobre as áreas do conhecimento que essas pesquisas abarcaram. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, cuja coleta de dados foi realizada no banco de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. A partir de características semelhantes emergentes dos trabalhos encontrados agrupamos aqueles que apresentam uma proposta educativa e os que analisam a implementação de uma proposta educativa. Esses agrupamentos nos revelaram a multiplicidade de atuação da Modelagem Matemática, como e quais tecnologias digitais estão sendo utilizadas nessas propostas educativas, e, além disso, mostrou-nos que existe uma carência de investigações em cursos fora da área de exatas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-06-03

Como Citar

PEREIRA, G. M. R.; JUNIOR, A. J. S. Tecnologias digitais e Modelagem Matemática: um mapeamento de dissertações e teses brasileiras no ensino de Cálculo Diferencial e Integral no Ensino Superior. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 160–175, 2019. DOI: 10.26843/rencima.v10i2.2325. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2325. Acesso em: 29 nov. 2022.

Edição

Seção

Artigos