Concepções de licenciandos acerca de abordagens transversais no ensino de Ciências
Resumo
Esta pesquisa objetiva apresentar as concepções de licenciandos de Ciências da Natureza sobre a temática transversalidade no ensino de Ciências. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, onde participaram vinte e três licenciandos de uma universidade pública brasileira. Os dados foram obtidos por meio de um questionário contendo uma questão objetiva e duas questões subjetivas e escrutinados por meio da Análise de Conteúdo de Bardin. Nos resultados, destaca-se que a maioria dos licenciandos reconhecem a importância da inserção dos temas transversais no ensino de Ciências e que os mesmos contribuem, a partir de questões relacionadas ao contexto sociocultural, com o processo de aprendizagem dos educandos. Identificou-se ainda que os licenciandos relacionam o enfoque de temas urgentes a sociedade com a formação do sujeito, com a contextualização e com a alfabetização científica, o que representa um papel importante na condução de um novo olhar para o ensino de Ciências. Conclui-se que atividades com enfoques transversais se configuram como proposta de articulação e transposição de conceituação científica para o contexto dos alunos, tendo potencial para ser explorado nas diversas áreas do conhecimento, além das Ciências da Natureza.
Downloads
Referências
ALMEIDA, O. S.; VILAS BOAS, I. F.; AMARAL, C. L. F. Abordagem das dimensões conceitual, procedimental e atitudinal da temática Meio Ambiente em livros didáticos de Ciências com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Revista Eletrônica de Biologia, v. 08, n. 01, 2015. Disponível em: <https://bit.ly/3gNroxy>. Acesso: mar. 2019.
AULER, D. Enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade: pressupostos para o contexto brasileiro. Ciência & Ensino, vol.1, n. esp., 2007. Disponível em: <https://bit.ly/2DU1t8Q>. Acesso em: mar. 2019.
BARBIERI, J. C.; SILVA, D. Educação Ambiental na formação do administrador. São Paulo: CengageLearning, 2011.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. 3 ed. Lisboa: Edições 70. 2011.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/>. Acesso em: jan. 2019.
CASTILLO, S. E. R. Didáctica de las Ciencias desde la diversidad cultural y ambiental: aportes para un currículo contextualizado. Góndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias, v. 13, n. 2, 2018. Disponível em: <https://bit.ly/2PJzmM3>. Acesso em: mar. 2019.
CETIN-DINDAR, A. Student Motivation in Constructivist Learning Environment. Eurasia Journal of Mathematics, Science & Technology Education, v. 12, n. 2, 2016. Disponível em: <https://bit.ly/33QmuvZ>. Acesso em: abr. 2019.
CHASSOT, A. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação, n. 22, 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n22/n22a09.pdf. Acesso em: mar. 2019.
CHASSOT, A. A Ciência através dos tempos. 2ª ed. São Paulo: Moderna, 2004.
CHASSOT, A. Alfabetização Científica: questões e desafios para a educação. 8ª ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2018. 360p.
CORTEZ, J.; DARROZ; L. M. A Contextualização no Ensino de Ciências na Visão de Professores da Educação Básica. Revista Thema, v. 14, n. 3, 2017. Disponível em: <https://bit.ly/3gPKFOQ>. Acesso em: jan. 2019.
CORRÊA, A. L. L.; ARAÚJO, M. S. T. Aspectos do enfoque CTS no ensino profissional técnico de nível médio do CEFET-MG a partir da visão dos alunos participantes da XXII mostra específica de trabalhos e aplicações. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 3, n.3, 2018. Disponível em: <https://bit.ly/31HyEod>. Acesso em: mar. 2019.
COUTINHO, R. X., SANTOS, W. M.; FOLMER, V.; ROCHA, J. T.; PUNTEL, R. L. Percepções de professores de Ciências, Matemática e Educação Física sobre suas práticas em escolas públicas. Ciência & Ideias, v. 04, n. 1, 2012. Disponível em: <https://bit.ly/2XS0jBG>. Acesso em: jan. 2019
DEMO, P. Educação e Alfabetização Científica. Campinas, SP: Papirus, 2010.
EVANGELISTA, Y.P; CHAVES, E.V. Ensino de química: metodologias utilizadas e abordagem de temas transversais. Revista Igapó, ed. esp., 2013. Disponível em: <https://bit.ly/3aln8Tl>. Acesso em: mar. 2019.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. Editora Paz e Terra São Paulo, 143 p., 2011.
GATTI, B. A. Formação de professores: condições e problemas atuais. Revista Internacional de Formação de Professores, v. 1, n.2, 2016. Disponível em: <http://itp.ifsp.edu.br/ojs/index.php/RIFP/article/view/347/360>. Acesso em: jan. 2019.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
HALMENSCHLAGER, K. R.; DELIZOICOV, D. Abordagem Temática no Ensino de Ciências: Caracterização de Propostas Destinadas ao Ensino Médio. Revista Alexandria, v. 10, n. 2, 2017. Disponível em: <https://bit.ly/2XSOH1p>. Acesso em: fev. 2019.
ILHA, P. V.; LIMA, A.P.S.; ROSSI, D. S.; WOLLMANN, E. M.; KRUG, M. R.; SOARES, F. A. A transversalidade do tema promoção da saúde nas disciplinas escolares. Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Águas de Lindóia, SP, 2013. Disponível em: <https://bit.ly/33TzVv4>. Acesso em: mar. 2019.
LANES, K. G.; LANES, D. V. C.; PESSANO; E. F. C.; FOLMER; V. O ensino de Ciências e os Temas Transversais sugestões de eixos temáticos para práticas pedagógicas no contexto escolar. Contexto & Educação, v. 29, n. 92, 2014. Disponível em: <https://bit.ly/33RM7ML>. Acesso em: mar. 2019.
LARA, S.; SALGUEIRO, A. C. F.; PUNTEL, R. L. FOLMER, V. Trabalhando a interdisciplinaridade com o tema transversal saúde na formação inicial de estudantes do Curso Normal. Ciências & Ideias, vol. 06, n. 02, 2015. Disponível em: <https://bit.ly/2Fh1tAn>. Acesso em: mar. 2019.
LEMOS, L. M.P. Nuvem de tags como ferramenta de análise de conteúdo: uma experiência com as cenas estendidas. Revista Lumina, v.10, n. 1, 2016. Disponível em: <http://ojs2.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/21192>. Acesso em: mar. 2019.
LÓPEZ, C. R. Evolución y desarrollo actual de los Temas Transversales: posibilidades y limites. Foro de Educación, v. 13, n. 18, 2015. Disponível em: <https://bit.ly/2PJygA3>. Acesso em: jan. 2019.
MAGALHÃES JUNIOR, C. O.; TOMANIK, E. A. Representações sociais de meio ambiente: subsídios para a formação continuada de professores. Ciência & Educação, v. 19, n. 1, 2013. Disponível em: <https://bit.ly/2XRlRye>. Acesso em: mar. 2019.
MARINHO, J. C. B.; SILVA, J. A.; FERREIRA, M. A educação em saúde como proposta transversal: analisando os Parâmetros Curriculares Nacionais e algumas concepções docentes. História, Ciências, Saúde, v. 22, n. 2. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702015000200008>. Acesso em mar. 2019.
MOREIRA, M. A. Metodologias de Pesquisa em Ensino. São Paulo: Livraria da Física, 2011.
NEUMANN, S., STRIEDER, D. M. Formação de professores em nível médio: um estudo de caso sobre o ensino de ciências. Góndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias, v. 13, n. 1, 2018. Disponível em: <https://bit.ly/2PLp26o>. Acesso em: mar. 2019.
OLIVEIRA, Paulo Roberto Silva de. O ensino de química e as novas abordagens no ensino médio, Anais IV SEPEX, UFSC, 2004. Disponível em: <http://www.sepex.ufsc.br/anais_4/trabalhos/747.html>. Acesso em: mar. 2019.
PESSANO, E. F. C.; QUEROL, M. V. M.; PESSANO, C. L. A; PUNTEL, R. L. Contextualizando o ensino a partir de práticas interdisciplinares integradas: usando o rio Uruguai como tema; p.79-99, 2017. In: Pessano et al. Contribuições para o ensino de ciências: alfabetização científica, aprendizagem significativa, contextualização e interdisciplinaridade. Bagé/RS. EdUnipampa, 2017.
PEZARINI, A. R.; MACIEL, M. D. O ensino de Ciências pautado nos vieses CTS e das questões sociocientíficas para a construção da argumentação: um olhar para as pesquisas no contexto brasileiro. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 9, n.5, 2018. Disponível em: <https://bit.ly/30NS4sk>. Acesso em: mar. 2019.
PRUDÊNCIO, C. A.; GUIMARÃES, F. J. A contextualização no ensino de ciências na visão de licenciandos. XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, UFSC-Florianópolis/SC, ISSN 1809 5100, 2017. Disponível em: <https://bit.ly/2PHVO8f>. Acesso em: mar. 2019.
SANTOS, M. E. T.; OCAMPO, D. M.; LOPES, M. O. S.; SOUZA, D. O. S.; FOLMER, V. A Saúde enquanto Tema Transversal em Livros Didáticos de Ciências para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Revista Alexandria, v.8, n.1, 2015. Disponível em: <https://bit.ly/3kC2Iu8>. Acesso em: mar. 2019.
SASSERON, L. H. Ensino de Ciências por Investigação e o Desenvolvimento de Práticas: Uma Mirada para a Base Nacional Comum Curricular. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 18, n. 3, 2018. Disponível em: <https://bit.ly/31HjRKm>. Acesso em: mar. 2019.
SCHONS, E. F.; SESTARI, F.; PERSICH, G.; PINTO, J.; MACHADO, J. A contextualização como ferramenta no ensino de ciências, p. 18-33, 2017. In: Pessano et al. Contribuições para o ensino de ciências: alfabetização científica, aprendizagem significativa, contextualização e interdisciplinaridade. Bagé/RS. EdUnipampa, 2017.
SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. 23 ed. São Paulo: Cortez, 2007.
SIQUEIRA, A. C.; VILAÇA, F. A.; FRENEDOZO, R. C.; SCHIMIGUEL, J. Educação em saúde: um panorama dos trabalhos apresentados no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC (2013-2017). Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 9, n.5, 2018. Disponível em: <https://bit.ly/2PGgLAG>. Acesso em: mar. 2019.
ZOMPERO, A. F.; LEITE, C. M.; GIANGARELLI, D. C.; BERGAMO, M. C. B. A temática sexualidade nas propostas Curriculares no Brasil. Ciências & Ideias, vol. 09, n. 01, 2018. Disponível em: <https://bit.ly/2DHpPmg>. Acesso em: dez. 2018.