Operações epistemológicas apresentadas na argumentação desenvolvida por estudantes durante uma atividade experimental investigativa de matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v11i3.2280

Palavras-chave:

Educação matemática, Argumentação, Operações epistemológicas

Resumo

Este estudo apresenta um recorde de uma pesquisa de mestrado profissional e visa analisar as operações epistemológicas apresentadas na argumentação desenvolvida por estudantes participantes de um Clube de Ciências, durante uma atividade experimental investigativa sobre os conceitos introdutórios de área e perímetro. A investigação possui uma abordagem qualitativa, na qual a constituição das informações ocorreu por meio de videogravações, com posterior transcrição das falas dos sujeitos. O espaço investigado é considerado um ambiente alternativo de ensino, pesquisa e extensão de ações didáticas voltadas as Ciências e Matemáticas. Durante as análises realizadas, identificamos que os estudantes construíram argumentos estruturados conforme o padrão de Toulmin, expondo suas formas de ação e pensamento para estruturação e confirmação de ideias, explicitando como o saber matemático se constituía. As operações epistemológicas apresentaram-se, em sua maioria, na forma de dedução, causalidade, definição, classificação, apelo aos atributos, consistência com experiência e plausibilidade. Assim, observamos como os alunos construíram o conhecimento ao longo das etapas da atividade investigativa, proporcionando coerência às ideias defendidas.

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Biografia do Autor

Willa Nayana Corrêa Almeida, Universidade Federal do Pará

Licenciada Plena em Matemática pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e em Pedagogia pela Universidade Cidade de São Paulo. Especialista em Metodologia do Ensino de Matemática e Física pela Faculdade de Educação Regional Serrana. Mestre em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Integrante do Grupo de estudo, pesquisa e extensão Formação de Professores de Ciências. Docente externa da Universidade Federal do Pará - Campus Castanhal.

João Manoel da Silva Malheiro, Universidade Federal do Pará

Licenciado Pleno em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Especialista em Ensino de Ciências pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Doutor em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Pós-doutor em Ciências da Educação pela Universidade do Porto. Pós-Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da Universidade Estadual Paulista (UNESP - Campus Bauru). Docente Associado I da Universidade Federal do Pará. Coordenador do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão FormAÇÃO de Professores de Ciências. Coordenador do Clube de Ciências “Prof. Dr. Cristovam W. P. Diniz” da Universidade Federal do Pará (Campus Castanhal).

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Publicado

05.05.2020

Como Citar

ALMEIDA, Willa Nayana Corrêa; MALHEIRO, João Manoel da Silva. Operações epistemológicas apresentadas na argumentação desenvolvida por estudantes durante uma atividade experimental investigativa de matemática. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 11, n. 3, p. 264–285, 2020. DOI: 10.26843/rencima.v11i3.2280. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2280. Acesso em: 17 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos