Desenvolvimento de habilidades digitais na escola por meio da integração de jogos digitais, programação e robótica educacional virtual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v11i3.2268

Palavras-chave:

Pensamento computacional, educação científica, robótica educacional virtual

Resumo

Inseridas em uma sociedade em transformação, marcada por avanços tecnológicos impactantes nas diversas esferas de relações humanas, as instituições educacionais são pressionadas a um duplo desafio: propiciar uma formação que possibilite às pessoas uma atuação como cidadãos criativos, críticos e agentes de transformações sociais e, ao mesmo tempo, prepará-las para que se adaptem ao mundo do trabalho desenvolvendo certos conhecimentos e habilidades. A partir desta perspectiva problemática, no presente artigo apresentamos algumas reflexões baseadas em uma revisão de literatura sobre aspectos do denominado pensamento computacional, suas relações com as áreas STEAM e a Educação Científica. Enfatizamos uma possível integração entre robótica educacional, jogos digitais e programação, elementos presentes na plataforma CoSpace Rescue - um jogo de robôs virtuais - como alternativa para promover certas habilidades do pensamento computacional em alunos da Educação Básica, contribuindo para suas formações em ciências naturais e matemática. Com isso, busca-se uma adequação dos processos de ensino e aprendizagem aos anseios formativos em uma sociedade caracterizada por ciclos de mudanças científicas, tecnológicas e industriais em relação de mútuas influências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-05-05

Como Citar

CARNIELLO, A.; ZANOTELLO, M. Desenvolvimento de habilidades digitais na escola por meio da integração de jogos digitais, programação e robótica educacional virtual. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 176–198, 2020. DOI: 10.26843/rencima.v11i3.2268. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2268. Acesso em: 29 nov. 2022.

Edição

Seção

Artigos