Função polinomial do 2° grau: uma sequência didática apoiada nas tecnologias digitais e na robótica

Palavras-chave: Função polinomial do 2° grau, Robótica educacional, Sequência didática, Tecnologias digitais

Resumo

Esse artigo relata a aplicação de uma sequência didática sobre o conteúdo função polinomial do 2° grau utilizando-se de diferentes recursos tecnológicos, averiguando sua pertinência em termos de favorecer a participação dos estudantes em uma aprendizagem mais efetiva na disciplina de matemática. Tal sequência didática foi estruturada em cinco encontros, nos quais o estudo da função polinomial do 2° grau foi abordado utilizando-se de aparatos tecnológicos, softwares e simuladores. Ao final, foi possível inferir que o uso de diferentes recursos tecnológicos em aulas de Matemática pode contribuir para o aprendizado dessa disciplina, permitindo aos alunos manipular, interagir, visualizar, verificar, refletir e construir situações que os auxiliem no processo de construção do conhecimento, tornando assim, as aulas mais dinâmicas, participativas e significativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, D. F. Softwares educativos para o ensino da matemática no ensino médio, 2010.

AGUIAR, E. V. B. As novas tecnologias e o ensino-aprendizagem. Revista vértices, v. 10, n. 1, jan./dez. 2008.

BENAIM, D. Memorandum for Dalton School's Educational Policy Committee. nov. 1995.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BORBA, M. C.; PENTEADO, M. G. Informática e Educação Matemática. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.

BROOKS, J. G.; BROOKS, M. G. Construtivismo em sala de aula. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

GALLO, S. Transversalidade e educação: pensando uma educação não-disciplinar.

In: ALVES, N.; GOMES, C. G. et al. A robótica como facilitadora do processo ensino-aprendizagem de matemática no ensino fundamental. In: PIROLA, N. A. (Org.) Ensino de ciências e matemática, IV: temas de investigação [on-line]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.

JAPIASSU, H. Um desafio à educação: repensar a pedagogia científica. São Paulo: Letras e Letras, 1999.

JAPIASSU, H. Um desafio à educação: repensar a pedagogia científica. São Paulo: Letras e Letras, 1999.

KALIL, F. et al. Promovendo a robótica educacional para estudantes do ensino médio público do Brasil. Nuevas Ideas en Informática Educativa, 2013.

LUCK, H. Pedagogia interdisciplinar: fundamentos teórico-metodológicos. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 1994.

MAISONNETTE, R. A utilização dos recursos informatizados a partir de uma relação inventiva com a máquina: a robótica educativa. 2002.

MCROBERTS, M. Arduino básico. 2. ed. São Paulo: Novatec Editora, 2015.

NIEMANN, F. de A.; BRANDOLI, F. Jean Piaget: um aporte teórico para o construtivismo e suas contribuições para o processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa e da Matemática. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, 2012,

Caxias do Sul, Anais... Caxias do Sul: UCS, 2012.

PAPERT, Seymour. LOGO: Computadores e Educação. São Paulo: Brasiliense, 1986.

PAPERT, Seymour. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. ed. rev. Porto Alegre: Artmed, 2007.

PIAGET, J. Psicologia da inteligência. Rio de Janeiro: Zahar, 1977.

REIS, E, F.; REHFELDT, M. R. Software Phet e matemática: Possibilidade para o ensino e aprendizagem da multiplicação. REnCiMa, v. 10, n.1, p. 194-208, 2019.

SANTOS, F. L.; NASCIMENTO, F. M. S.; BEZERRA, R. M. A robótica Educacional como abordagem de baixo custo para o ensino de computação em cursos técnicos e tecnólogos. In: CONGRESSO DA SBC, 30, 2010. Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: PUC, 2010.

SANTOS, C. F.; MENEZES, C. S. A. Aprendizagem da Física no Ensino Fundamental em um Ambiente de Robótica Educacional. In: CONGRESSO DA SBC, 30, 2005. Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: PUC, 2005.

SILVA, M. F. da; CORTEZ, R. de C. C.; OLIVEIRA, V. B. de. Software Educativo como auxílio na aprendizagem da matemática: uma experiência utilizando as quatro operações com alunos do 4º Ano do Ensino Fundamental. Revista ECCOM, v. 4, n. 7, jan./jun. 2013.

TRENTIN, M. A. S.; SILVA, M.; ROSA, C. T. W. da. Eletrodinâmica no Ensino Médio: Uma sequência didática apoiada nas tecnologias e na experimentação. REnCiMa, v. 9, n.5, p. 94-113, 2018.

Publicado
2020-01-01
Como Citar
CASAGRANDE, E.; SANDINI TRENTIN, M. A. Função polinomial do 2° grau: uma sequência didática apoiada nas tecnologias digitais e na robótica. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 11, n. 1, p. 131-153, 1 jan. 2020.
Seção
Artigos Gerais