Perfil conceitual a respeito da concepção atomística dos estados físicos da matéria de um grupo de alunos da educação de jovens e adultos – eja

Autores

  • Vanessa Maria Silva Menezes Universidade Federal de Sergipe
  • Samísia Maria Fernandes Machado Universidade Federal de Sergipe
  • Erivanildo Lopes da Silva Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v11i5.2264

Palavras-chave:

Perfil Conceitual, Concepção atomística, Educação de Jovens e Adultos

Resumo

O presente artigo apresenta uma análise das zonas do perfil conceitual de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) a respeito do átomo. Esta análise, com base metodológica ancorada na teoria proposta por Mortimer (2006), foi feita considerando-se    antes e depois da intervenção pedagógica. Neste período de intervenção a diversidade de pontos de vista dos alunos esteve em evidência, bem como a alternância entre a linguagem cotidiana e científica. Os resultados observados revelaram uma evolução conceitual refletida na mudança de perfil conceitual uma vez que inicialmente os alunos apresentaram respostas baseadas no senso comum e que, com o passar do tempo, houve uma transição nas zonas do perfil conceitual que caminhou em direção à zona mais próxima da científica, considerando a existência de espaços vazios na matéria e a organização das partículas que a compõe.

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Publicado

2020-08-08

Como Citar

MENEZES, V. M. S.; MACHADO, S. M. F.; LOPES DA SILVA, E. Perfil conceitual a respeito da concepção atomística dos estados físicos da matéria de um grupo de alunos da educação de jovens e adultos – eja. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 11, n. 5, p. 223–242, 2020. DOI: 10.26843/rencima.v11i5.2264. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2264. Acesso em: 6 jun. 2023.

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