Refletindo sobre ciências e astronomia através do rock em um projeto de divulgação científica na escola

  • Vitor Martins Menezes Universidade Federal do ABC
  • Emerson Ferreira Gomes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
  • Luís Paulo de Carvalho Piassi Universidade de São Paulo
Palavras-chave: Canção na Educação, Educação em Ciências, Ensino por projetos, Educação em Astronomia, Divulgação Científica

Resumo

Canções podem ser usadas na educação em Ciências a partir de atividades que privilegiam o lúdico, o dialogismo, a satisfação cultural e as interações sociais. Dessa forma, realizamos duas intervenções educacionais com as canções Space Oddity (David Bowie) e Astronomy Dominé (Pink Floyd), dentro do projeto de extensão ALICE, para estudantes de 6º ao 9º ano de uma escola municipal da Zona Leste de São Paulo-SP. As intervenções tiveram como objetivo discutir questões acerca da ciência, astronomia e suas relações histórico-sociais. Portanto, apresentaremos nesse trabalho, os resultados e análises a respeito dessas intervenções, além de apresentar algumas noções teóricas acerca do uso da canção na Educação e breves análises das canções citadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALENCAR, Edvonete Souza de; DÍAZ-LEVICOY, Danilo. Minha jangada vai sair para o mar: O letramento estatístico em atividades de musicalização na educação infantil. REnCiMa: Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 9, n. 2, p. 182-192, 2018.

BARRETT, Syd. Astronomy Dominé. In: Pink Floyd: The Piper at the Gates of Dawn. LP. London: Emi, 1967. Faixa 1.

BARROS, Marcelo Diniz Monteiro de; ZANELLA, Priscilla Guimarães; ARAUJO-JORGE, Tania Cremonini de. A música pode ser uma estratégia para o ensino de ciências naturais? Analisando concepções de professores da educação básica. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), Belo Horizonte, v. 15, n. 1, p. 81-94, Jan-Abr, 2013.

BOWIE, David. Space Oddity. In: David Bowie. London: Phillips, 1969. Faixa 1.

CASTRO, Adriana de; LOPES, Roseli Esquerdo. A escola de tempo integral: desafios e possibilidades. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 19, n. 71, abr./jun. 2011.

CHACON, Paulo. O que é Rock. 3ª Edição. São Paulo: Editora Brasiliense, 1982.

FRAKNOI, Andrew. The Music of the Spheres in Education: Using Astronomically Inspired Music. Astronomy Education Review, v. 5, April 2006 - November 2007.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação?. 7ª Edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 1ª Edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

FRIEDLANDER, Paul. Rock and Roll: uma história social. Rio de Janeiro: Record, 2010.

GOMES, Emerson Ferreira. Astros no rock: uma perspectiva sociocultural no uso da canção na educação em ciências. Tese (Doutorado) - Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação, Instituto de Física, Instituto de Química e Instituto de Biociências. São Paulo, 2016.

GOMES, Emerson Ferreira; MENEZES, Vitor Martins; PIASSI, Luís Paulo de Carvalho. Viagens ao Sistema Solar através do Rock: Uma abordagem sociocultural do uso de canções na Educação em Ciências. In: Anais do X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (X ENPEC), Águas de Lindóia. São Paulo: Abrapec, v. 1, p. 1-8, 2015.

GOMES, Emerson Ferreira; PIASSI, Luís Paulo de Carvalho. Corrida Espacial, Mídia e Rock n‟ Roll: A Exploração Espacial em seu Contexto Midiático e sua Representação na Cultura Pop. XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom, Foz do Iguaçu, PR, 2014.

GOMES, Emerson Ferreira; PIASSI, Luís Paulo de Carvalho. Georges Snyders, Rock n‟ Roll e o Discurso sobre a Ciência: Perspectivas Culturais no Ensino de Ciências: In: Atas do VIII ENPEC. Campinas, 2011.

JACOB, Tais dos Santos Gonzalez; MAIA, Eline Deccache; MESSEDER, Jorge Cardoso. Desenhos animados como possibilidades didáticas para ensinar conceitos químicos nos anos iniciais. REnCiMa: Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 8, n. 3, p. 61- 77, 2017.

KRASILCHIK, Myriam. Prática de Ensino de Biologia. São Paulo: EDUSP, 2004.

MARQUES, Janote Pires. A “observação participantes” na pesquisa de campo em Educação. Educação em Foco, ano 19 - n. 28 - mai./ago. 2016.

MENEZES, Vitor Martins Menezes; FERREIRA, Carlos Henrique Almeida; GOMES, Emerson Ferreira; PIASSI, Luís Paulo de Carvalho. Rise Against, Rock Verde e Projeto de Divulgação Científica na escola: Abordando a temática ambiental e o veganismo através do videoclipe e da “Tragédia dos Comuns”. In: Anais do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (XI ENPEC), Florianópolis. São Paulo: Abrapec, v. 1, p. 1-13, 2017.

MENEZES, Vitor Martins; NORA, Olga Maria Aldana. R.I.T.A. - Rock n‟ Roll na Investigação da Tecnociência para Adolescentes: Possíveis Interfaces entre as canções de Rock e a Educação em Ciências em Escolas de Tempo Integral. In: Anais do II Congresso Internacional de Estudos do Rock, Cascavel. 2015.

MENEZES, Vitor Martins; PEREIRA, Aline Orvalho; VITIELLO, Giuliana Coutinho; GOMES, Emerson; PIASSI, Luís Paulo de Carvalho. Cantando com o rato: discutindo uma possibilidade de abordar animais e a Ciências Naturais a partir da música na Educação Infantil. Revista Interdisciplinar de Tecnologias e Educação [RInTE], v. 2, p. 1-11, 2016.

MENEZES, Vitor Martins; VITIELLO, Giuliana Coutinho; PEREIRA, Aline Orvalho; GOMES, Emerson Ferreira; PIASSI, Luís Paulo de Carvalho. Sistema Solar, Pink Floyd e Projeto de Divulgação Científica na Escola: Discutindo uma possibilidade didática de Educação em Ciências a partir de canções. In: Anais do XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física (XXII SNEF), São Carlos, 2017.

MERHEB, Rodrigo. O Som da Revolução: Uma História Cultural do Rock 1965-1969. São Paulo: Civilização Brasileira, 2012.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 28ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

MOREIRA, Ildeu de Castro.; MASSARANI, Luisa. (En)canto científico: temas de ciência em letras da música popular brasileira. In: História, Ciências, Saúde - Manguinhos, v. 13 (suplemento), p. 291-307, outubro, 2006.

PIASSI, Luís Paulo de Carvalho. Ficção Científica: a contribuição do estranhamento cognitivo no ensino de ciências. Ciência & Educação, v. 19, p. 151-168, 2013.

SCHAFER, Murray. A Afinação do Mundo. São Paulo: Editora UNESP, 2001.

SILVEIRA, Marcelo Pimentel da; KIOURANIS, Neide Maria Michellan. A Música e o Ensino de Química. Química Nova na Escola, n. 28, Maio, 2008.

SNYDERS, Georges. A Alegria na Escola. São Paulo: Ed. Manole, 1988.

SNYDERS, Georges. A escola pode ensinar as alegrias da música?. 5ª Edição. São Paulo: Editora Cortez, 2008.

VIEIRA, Virgínia Tavares; HENNING, Paula Corrêa. Atravessamentos Culturais e Crise Ambiental na Atualidade: Modos Ecológicos de Vida no Rock N Roll. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental/FURG-RS. v. 28, janeiro/junho, 2012.

VIGOTSKI, Lev Semenovitch. A Construção do Pensamento e da Linguagem. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2001.

Publicado
2020-01-01
Como Citar
MARTINS MENEZES, V.; FERREIRA GOMES, E.; DE CARVALHO PIASSI, L. P. Refletindo sobre ciências e astronomia através do rock em um projeto de divulgação científica na escola. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 11, n. 1, p. 293-308, 1 jan. 2020.
Seção
Artigos Gerais