Avaliação dos argumentos e das argumentações produzidas pelos estudantes de Ciências e Biologia a partir de uma proposta didática pautada em Toulmin e Bonini
DOI:
https://doi.org/10.26843/rencima.v10i1.2251Palavras-chave:
Argumentação, Níveis de qualidade, Intervenção, Proposição de protótipoResumo
O referido artigo tem o objetivo de identificar a eficiência e a aplicabilidade da proposição de um protótipo de construção da argumentação, bem como analisar seus níveis de qualidade a partir de sua elaboração, que por sua vez, é produto da fusão do Padrão de Toulmin e da perspectiva de Bonini para a explicação e a narração. Além desses fatos, foi possível responder a outra indagação: Qual é o papel e a relação entre a explicação e a narração com a argumentação? Os resultados obtidos se revelaram satisfatórios e positivos, tanto para a qualidade da argumentação quanto para a constatação da relação citada. Em suma, a singularidade deste manuscrito está na apresentação dos resultados de uma pesquisa intervenção por meio de um protótipo que está em consonância com a realidade dos estudantes dos ensinos fundamental e médio, quando se tem o intuito de se promover a construção de argumentações de qualidade
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