Concepções prévias dos alunos sobre o tema energia atrelado a tríade Ciência, Tecnologia e Sociedade

  • Heloiza Salvador Instituto Federal do Paraná
  • Caroline Dorada Pereira Portela Instituto Federal do Paraná
Palavras-chave: CTS, Energia, Interdisciplinar, Concepções prévias

Resumo

Os estudos acerca da tríade Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) vêm ganhando espaço no meio científico escolar, sendo assim, essa abordagem viabiliza um ensino-aprendizagem interdisciplinar, propiciando que os estudantes tenham uma visão crítica e social dos temas científicos e tecnológicos. Nesse sentido, a energia está relacionada com diversos aspectos relevantes da sociedade e dessa forma recebe um destaque no ensino de ciências e suas tecnologias. Assim, esta pesquisa tem por objetivo estudar e compreender as concepções prévias apresentadas por alunos do ensino médio acerca da tríade CTS e como eles a relacionam com assuntos presentes em seu cotidiano, mais especificamente sobre a temática energia. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa com aplicação de um questionário aberto para uma turma do primeiro ano do ensino médio. A partir da análise de conteúdo de Bardin (2008), as respostas dos alunos foram classificadas em categorias com embasamento teórico nas obras de Bazzo et al (2003) e Bucussi (2007). Ao final, concluiu-se que a abordagem CTS é pouco presente na escola e que os alunos não conseguem relacioná-la com temas cotidianos mantendo uma linha de raciocínio condizente

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal; Edições 70, LDA, 2008.

BAZZO, W. A pertinência de abordagens CTS na educação tecnológica. Revista IberoAmericana de Educación, v. 1, n. 28, p. 83-100, 2002.

BAZZO, W . A. et al. Introdução aos estudos CTS: O que é Ciência, Tecnologia e Sociedade? Cadernos de Ibero-América, Editora OEI, 2003.

BERNARDO, J. R. R.; A construção de estratégias para abordagem do tema Energia a luz do enfoque Ciência–Tecnologia – Sociedade (CTS) junto a professores de Física do ensino médio. Tese de Doutorado – Instituto Oswaldo Cruz, Ensino de Biociências e Saúde, Rio de Janeiro, 2008.

BRAGA, M.; SENRA, C.P. Uma pesquisa exploratória sobre a percepção social do uso de fontes alternativas de energia numa escola técnica de nível médio. In: Anais do XII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. Águas de Lindóia, 2010.

BRASIL. Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+), Ensino Médio, Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. MEC. Brasil, 2002.

BUCUSSI, A. A. Introdução ao conceito de energia. Dissertação de Mestrado – Universidade Federal de Rio Grande do Sul, Instituto de Física, Porto Alegre, 2007.

CARVALHO, A. M. P. O ensino de Ciências e a proposição de sequências de ensino investigativas. In: CARVALHO, A. M. P. (Org.) Ensino de ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013.

CHAGAS, J. F. C.; PENHA, S. P. Divergências sobre o uso da tecnologia móvel em uma abordagem CTS. In: Anais do XXII Simpósio Nacional do Ensino de Física. São Carlos, 2017.

LOPES, N. C.; CARVALHO, W. L. P. Relações CTSA nas aulas de física: Subsídios teóricos para o trabalho com a temática energia e o desenvolvimento humano. In: Anais do XIX Simpósio Nacional do Ensino de Física. Manaus, 2011.

LÜDKE, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

PANSERA, F. C.; NETTO, J. S. Um estudo sobre as concepções de estudantes de ensino médio acerca da temática energia, a partir de uma proposta com enfoque em CTS. In: Anais do XXII Simpósio Nacional do Ensino de Física. São Carlos, 2017.

PEZARINI, A. R.; MACIEL, M. D. O ensino de Ciências pautado nos vieses CTS e das questões sociocientíficas para a construção da argumentação: um olhar para as pesquisas no contexto brasileiro. REnCiMa, v. 9, n. 5, p. 169-188, 2018.

RIBEIRO, T. V.; COLHEIRINHAS, G.; GENOVESE, L. G. R. O estudo de temas

tecnológicos na educação CTSA: uma experiência de alfabetização científica e tecnológica no ensino médio. REnCiMa, v. 7, n. 1, p. 38-58, 2016.

STRIEDER, R. B. Abordagem CTS na educação científica no Brasil: sentidos e perspectivas. Tese de Doutorado – Universidade de São Paulo, Instituto de Física, Instituto de Química e Instituto de Biociências, São Paulo, 2012.

Publicado
2020-01-01
Como Citar
SALVADOR, H.; PORTELA, C. D. P. Concepções prévias dos alunos sobre o tema energia atrelado a tríade Ciência, Tecnologia e Sociedade. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 11, n. 1, p. 64-78, 1 jan. 2020.
Seção
Artigos Gerais