Matrizes e Criptografia: contribuições de uma atividade sobre o Whatsapp no Ensino Médio

Palavras-chave: Educação Matemática, Ensino Médio, Criptografia, Matrizes

Resumo

Proporcionar atividades com aplicabilidade dos conteúdos matemáticos vem sendo uma das grandes exigências dos alunos da educação básica. O conteúdo de matrizes, quando abordado na segunda série do ensino médio, é um dos alvos de questionamentos pelos estudantes quanto à sua utilidade prática.  Diante das transformações e inovações tecnológicas, conteúdos relacionados a este tema parecem ganhar mais a atenção dos alunos, mostrando-se como uma possível estratégia de ensino para o professor de Matemática. Nesse sentido, foi utilizado o tema criptografia por meio da metodologia da Sequência Fedathi, complementada por fichas de atividades envolvendo o WhatsApp, para provocar os discentes ao conhecimento. Por meio de gravações da aula, fotos, diário de bordo e material produzido pelos alunos, foi possível constatar o estímulo à curiosidade, à participação ativa dos estudantes nas aulas e uma nova atribuição de significado ao conteúdo de matrizes.

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Publicado
2019-12-10
Como Citar
RODRIGUES, L. P. DE O.; SÁ, L. C. E. Matrizes e Criptografia: contribuições de uma atividade sobre o Whatsapp no Ensino Médio. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 10, n. 6, p. 255-273, 10 dez. 2019.
Seção
Artigos Gerais