Conjunto de atividades didáticas de Mecânica baseadas em Resolução de Problemas e simulações computacionais
DOI:
https://doi.org/10.26843/rencima.v11i5.2232Palavras-chave:
Ensino de Física, Ambiente de Computação Numérica, Atividades Didáticas, Resolução de Problemas, Simulação ComputacionalResumo
Neste artigo, apresentamos um conjunto de atividades didáticas (AD) de Mecânica, baseadas em Resolução de Problemas (RP) e simulações computacionais (SC). Esse conjunto de AD tem como objetivo abordar os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais de forma integrada, através da estratégia de Resolução de Problemas proposta por Pozo. Ainda, com o auxílio de simulações computacionais, as atividades buscam munir os estudantes de habilidades e competências em um Ambiente de Computação Numérica (ACN). A análise dos resultados obtidos pela implantação das AD em uma turma de alunos ingressantes de um curso de Meteorologia de uma Universidade Pública, mostrou que a estratégia de RP em Física ainda é uma importante ferramenta de ensino e que a articulação entre essa e o uso de SC, potencializaram o desenvolvimento de competências e habilidades associadas aos conteúdos conceituais e procedimentais, assim como em um ACN, de modo que os principais objetivos puderam ser alcançados, tendo ainda, a partir da análise, potencial para ser generalizada para outras realidades escolares.
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