Percepções sobre ser professor e motivações de calouros do curso de licenciatura em química para o ingresso no PIBID

  • Lucicleia Pereira da Silva Universidade do Estado do Pará
  • Delson Ribeiro Nunes Neto Universidade do Estado do Pará
Palavras-chave: Formação inicial, Docência em química, Valorização do magistério

Resumo

Nesta pesquisa foram analisadas percepções sobre ser professor, motivações e expectativas iniciais quanto ao ingresso no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Os participantes foram calouros do curso de Licenciatura em Química da Universidade do Estado do Pará (UEPA), campus de Barcarena-PA. A pesquisa foi de cunho qualitativo e o corpus constituído por vinte entrevistas realizadas na fase de seleção de bolsas e nove diários de bordo, elaborados por bolsistas ao longo dos quatro primeiros meses. Para interpretação, utilizou-se a análise de conteúdo. Os resultados apontaram que apenas 5% dos calouros tinham a licenciatura em química como opção; 40% acreditam que o professor é um transmissor de conhecimentos; 50% consideram a preparação para docência, principal motivação; 70% possuem a expectativa de se interessarem pela docência e outros 30% almejam adquirir experiência profissional. As ações do programa já têm despertado o interesse pela profissão, incentivado a permanência no curso e desencadeado de forma incipiente o processo de reflexão sobre a prática docente.

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Publicado
2020-01-01
Como Citar
SILVA, L. P. DA; NUNES NETO, D. R. Percepções sobre ser professor e motivações de calouros do curso de licenciatura em química para o ingresso no PIBID. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 11, n. 1, p. 237-257, 1 jan. 2020.
Seção
Artigos Gerais