O livro didático de Física e suas tendências: uma análise necessária da influência behaviorista no ensino de Ciências

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DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v11i5.2173

Palavras-chave:

Livro didático, Behaviorismo, Ensino de Física

Resumo

O trabalho, ora apresentado, tem o objetivo de fazer uma análise de um livro de Física comumente utilizado por professores na rede básica. O livro em questão é o Tópicos de Física 3. Na ocasião, procura-se destacar aspectos behavioristas que aparecem como elementos basilares no conteúdo presente no livro. Assim, buscou-se, no livro didático, encontrar excertos que pudessem se articular a conceitos importantes do Behaviorismo, desde Pavlov e Watson até Skinner. Foi possível observar um grande número de aspectos behavioristas presentes como reforço positivo e reforço negativo, contingência de reforço, entre outros. Diante disso, é possível dizer que o livro Tópicos de Física 3 apresenta uma forte influência behaviorista e que isso pode ser um interessante parâmetro para se levar em consideração no momento de adoção do mesmo pelos professores no ensino de Física.

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Publicado

2020-08-08

Como Citar

MELO, M. G. de A.; NEVES, M. C. D.; SILVA, S. de C. R. da; PINHEIRO, N. A. M.; MIQUELIN, A. F. O livro didático de Física e suas tendências: uma análise necessária da influência behaviorista no ensino de Ciências. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 11, n. 5, p. 185–203, 2020. DOI: 10.26843/rencima.v11i5.2173. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2173. Acesso em: 6 jun. 2023.

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