Um ensaio sobre a perspectiva dialética das insígnias de progresso e desenvolvimento científico e tecnológico para o ensino de ciência

Palavras-chave: Ciência e Tecnologia, Progresso, Desenvolvimento, Ensino de Ciências

Resumo

Este artigo é parte de um capítulo da tese de doutorado do autor, sob a orientação do coautor, e busca desenvolver uma discussão acerca das insígnias do progresso e do desenvolvimento, fortemente presente dos discursos e justificativas científicas e tecnológicas, a partir de fundamentos filosóficos, especialmente de Mario Bunge e Álvaro Vieira Pinto. No âmbito desta proposta, buscamos tensionar a tendência das dicotomias sacralização/demonização e ufanismo/negativismo do empreendimento científico e tecnológico e anunciar uma perspectiva dialética para o ensino sobre ciência e sobre tecnologia no âmbito do ensino das ciências, entendendo o exercício dialético como caminho para superação da polarização que empobrece o debate e suprime as necessárias perspectivas histórica, cultural e crítica que devem participar da agenda formativa do Ensino de Ciência.

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Publicado
2020-01-01
Como Citar
SANTOS, P. G. F. DOS; CARVALHO, W. L. P. DE. Um ensaio sobre a perspectiva dialética das insígnias de progresso e desenvolvimento científico e tecnológico para o ensino de ciência. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 11, n. 1, p. 309-326, 1 jan. 2020.
Seção
Artigos Gerais