Importância do PIBID na formação dos discentes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de São Paulo – campus São Roque (SP).

  • Márcio Pereira INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO
  • Iohana Barbosa Pereira Instituto Federal de São Paulo
  • Frank Viana Carvalho Instituto Federal de São Paulo
Palavras-chave: Formação de professores, identidade profissional, PIBID, IFSP

Resumo

O programa PIBID, financiado pela Capes, foi desenvolvido na EMEF Barão de Piratininga e EMEF Tetsu Chinone (em parceria com o IFSP, campus São Roque) de julho de 2011 a março de 2018, tendo como público-alvo os alunos de 6° a 9° anos do ensino fundamental. Com o objetivo de conhecer a importância do programa para a formação dos ex-bolsistas do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFSP (Campus São Roque), questões foram enviadas via correio eletrônico e preenchidas na plataforma online (formulários). Trinta e oito ex-bolsistas responderam às perguntas. Desses, vinte e quatro já conheciam o programa antes de participarem dele. Vinte e duas pessoas relataram que a bolsa foi muito importante para que se mantivessem na licenciatura. Em 94,7% dos casos, os entrevistados consideraram a experiência extremamente relevante para a sua formação docente e para uma melhor compreensão do processo de ensino-aprendizagem. Vinte e quatro ex-bolsistas afirmaram querer seguir caminho na carreira docente, sendo que quinze deles consideraram o PIBID muito importante na decisão de continuar nessa área. Os resultados permitem concluir a grande influência que o PIBID teve na manutenção dos estudantes da licenciatura, em sua formação profissional, e decisão de prosseguir na carreira docente.

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Publicado
2019-12-10
Como Citar
PEREIRA, M.; PEREIRA, I. B.; CARVALHO, F. V. Importância do PIBID na formação dos discentes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de São Paulo – campus São Roque (SP). Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 10, n. 6, p. 185-202, 10 dez. 2019.
Seção
Artigos Gerais