Importância do PIBID na formação dos discentes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de São Paulo – campus São Roque (SP).

Autores

  • Márcio Pereira INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO
  • Iohana Barbosa Pereira Instituto Federal de São Paulo
  • Frank Viana Carvalho Instituto Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v10i6.2154

Palavras-chave:

Formação de professores, identidade profissional, PIBID, IFSP

Resumo

O programa PIBID, financiado pela Capes, foi desenvolvido na EMEF Barão de Piratininga e EMEF Tetsu Chinone (em parceria com o IFSP, campus São Roque) de julho de 2011 a março de 2018, tendo como público-alvo os alunos de 6° a 9° anos do ensino fundamental. Com o objetivo de conhecer a importância do programa para a formação dos ex-bolsistas do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFSP (Campus São Roque), questões foram enviadas via correio eletrônico e preenchidas na plataforma online (formulários). Trinta e oito ex-bolsistas responderam às perguntas. Desses, vinte e quatro já conheciam o programa antes de participarem dele. Vinte e duas pessoas relataram que a bolsa foi muito importante para que se mantivessem na licenciatura. Em 94,7% dos casos, os entrevistados consideraram a experiência extremamente relevante para a sua formação docente e para uma melhor compreensão do processo de ensino-aprendizagem. Vinte e quatro ex-bolsistas afirmaram querer seguir caminho na carreira docente, sendo que quinze deles consideraram o PIBID muito importante na decisão de continuar nessa área. Os resultados permitem concluir a grande influência que o PIBID teve na manutenção dos estudantes da licenciatura, em sua formação profissional, e decisão de prosseguir na carreira docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-12-10

Como Citar

PEREIRA, M.; PEREIRA, I. B.; CARVALHO, F. V. Importância do PIBID na formação dos discentes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de São Paulo – campus São Roque (SP). Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 10, n. 6, p. 185–202, 2019. DOI: 10.26843/rencima.v10i6.2154. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2154. Acesso em: 6 jun. 2023.

Edição

Seção

Artigos