Formação docente para uso das TIC no ensino de Matemática: percepções de professores e estudantes de um curso de Licenciatura em Matemática.

Autores

  • Gisele Soares Lemos Shaw Universidade Federal do Vale do Shaw Francisco https://orcid.org/0000-0001-5926-2679
  • Geraldo Soares da Silva Junior Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Baiano

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v10i6.2139

Palavras-chave:

Ensino superior, Formação de professores, Matemática, TIC

Resumo

Apesar de a ascensão da Sociedade da Informação ter difundido o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no ensino, não houveram mudanças suficientes que propiciassem a inclusão dessas tecnologias na cultura escolar ou a formação docente para isso. Assim, Investigamos a formação de professores para uso das TIC no ensino de matemática na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), campus VII. Através de questionários, entrevistas e análise documental, coletamos dados junto a 36 licenciandos do curso de licenciatura em matemática, três professores formadores do curso e estudamos o projeto pedagógico do mesmo, realizando análise de conteúdo. Evidenciamos que os licenciandos não se sentem preparados para utilizar as TIC no ensino de matemática, que a utilização dessas tecnologias na universidade foi restrita e que as três disciplinas do currículo que trabalham esse assunto trazem uma abordagem técnica insuficiente para auxiliar os licenciandos em sua formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-12-10

Como Citar

SHAW, G. S. L.; SILVA JUNIOR, G. S. da. Formação docente para uso das TIC no ensino de Matemática: percepções de professores e estudantes de um curso de Licenciatura em Matemática. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 10, n. 6, p. 163–184, 2019. DOI: 10.26843/rencima.v10i6.2139. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2139. Acesso em: 5 fev. 2023.

Edição

Seção

Artigos