Mapeamento do enfoque CTS e o saberes docentes na formação de professores de Ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v10i3.2134

Palavras-chave:

Enfoque CTS, Saberes Docentes, Formação de Professores de Ciências

Resumo

O objetivo deste trabalho foi realizar “Mapeamento” da formação de professores de ciências, na perspectiva da Educação Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), em periódicos da área de ensino, no período de 2007 a 2017 e consistiu-se de uma pesquisa qualitativa de cunho documental. Analisou-se 31 artigos presentes em periódicos brasileiros e congressos da área de Educação em Ciências. A seleção dos trabalhos foi realizada a partir da definição das palavras-chave: enfoque CTS, formação de professores de ciências e saberes docentes. O resultado da investigação permite identificar um mapeamento da produção sobre o tema CTS, saberes docentes e a formação de professores de ciências em que as pesquisas qualitativas (90,33%) são predominantes. Dentre os trabalhos selecionados, conseguimos identificar apenas três (9,67%) que adotaram a metodologia quantitativa em suas abordagens. Em relação aos temas, observamos variadas abordagens; entre as quais podemos exemplificar as questões sociocientíficas, currículos de química, física e biologia e matemática, educação Física, alfabetização científica, enfoque CTS e as TIC´s, educação ambiental e a educação em ciências. Entre os assuntos mais abordados a categoria que mais recebeu atenção no corpus de investigação, totalizando 16 artigos, foi “relevância social”; seguida de outros noves trabalhos que privilegiavam a “democratização dos processos de tomada de decisão”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-06-21

Como Citar

PENHA, P. X. da; MACIEL, M. D. Mapeamento do enfoque CTS e o saberes docentes na formação de professores de Ciências. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 10, n. 3, p. 148-167, 2019. DOI: 10.26843/rencima.v10i3.2134. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2134. Acesso em: 4 out. 2022.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>