Análise e intervenção no ensino-aprendizagem de cônicas e suas aplicações: um estudo de caso

Autores

  • Evando Santos Araújo Universidade Federal do Vale do São Francisco https://orcid.org/0000-0002-6302-2368
  • Adriano Victor Lopes da Silva Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Waldiclecyo Souza Silva Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v10i6.2109

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem, Seções Cônicas, Materiais Manipuláveis, Metodologias Alternativas, Modelo de Rasch

Resumo

As cônicas são formas geométricas que recebem bastante atenção devido às inúmeras aplicações tecnológicas de suas propriedades em diversas áreas do conhecimento, o que destaca a busca pela melhoria do ensino-aprendizagem desse tema de matemática no ensino básico. Neste trabalho foi proposto um estudo de caso investigativo relativo ao ensino-aprendizagem de cônicas e suas aplicações. Analisou-se a evolução da habilidade dos alunos em tópicos essenciais do conteúdo após minicurso com o uso de sinucas cônicas e construções geométricas com régua e compasso, em comparação com o aprendizado obtido através do ensino habitual oferecido pela escola campo de estudo. Os dados foram coletados através de questionários, analisados e interpretados segundo o modelo de Rasch dicotômico e técnicas de estatística descritiva e inferencial, levando em consideração o balanço entre a dificuldade dos itens e a habilidade dos alunos com o tema. A aplicação do modelo permitiu o diagnóstico das dificuldades de forma direcionada e confirmou que as ações complementares às aulas usuais ajudaram a diminuir a hierarquia de dificuldade dos itens, apontando uma evolução significativa na proficiência dos alunos, com consequente aumento da probabilidade de sucesso na grande maioria dos tópicos analisados.

Palavras-chave: Ensino-aprendizagem, Seções Cônicas, Materiais Manipuláveis, Metodologias Alternativas, Modelo de Rasch.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-12-10

Como Citar

ARAÚJO, E. S.; DA SILVA, A. V. L.; SILVA, W. S. Análise e intervenção no ensino-aprendizagem de cônicas e suas aplicações: um estudo de caso. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 10, n. 6, p. 56–75, 2019. DOI: 10.26843/rencima.v10i6.2109. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2109. Acesso em: 3 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)