Análise e intervenção no ensino-aprendizagem de cônicas e suas aplicações: um estudo de caso
Resumo
As cônicas são formas geométricas que recebem bastante atenção devido às inúmeras aplicações tecnológicas de suas propriedades em diversas áreas do conhecimento, o que destaca a busca pela melhoria do ensino-aprendizagem desse tema de matemática no ensino básico. Neste trabalho foi proposto um estudo de caso investigativo relativo ao ensino-aprendizagem de cônicas e suas aplicações. Analisou-se a evolução da habilidade dos alunos em tópicos essenciais do conteúdo após minicurso com o uso de sinucas cônicas e construções geométricas com régua e compasso, em comparação com o aprendizado obtido através do ensino habitual oferecido pela escola campo de estudo. Os dados foram coletados através de questionários, analisados e interpretados segundo o modelo de Rasch dicotômico e técnicas de estatística descritiva e inferencial, levando em consideração o balanço entre a dificuldade dos itens e a habilidade dos alunos com o tema. A aplicação do modelo permitiu o diagnóstico das dificuldades de forma direcionada e confirmou que as ações complementares às aulas usuais ajudaram a diminuir a hierarquia de dificuldade dos itens, apontando uma evolução significativa na proficiência dos alunos, com consequente aumento da probabilidade de sucesso na grande maioria dos tópicos analisados.
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem, Seções Cônicas, Materiais Manipuláveis, Metodologias Alternativas, Modelo de Rasch.
Downloads
Referências
AZIZ, A. A. Insights into engineering education learning outcome’s assessment with Rasch model. Research Journal of Applied Sciences, Engineering and Technology, v. 6, n. 19, p. 3520-3526, 2013. https://doi.org/10.19026/rjaset.6.3555
BARBOZA, P. L.; REGO, R. M.; BARBOSA, J. C. Discurso do professor de matemática e suas implicações na compreensão dos alunos. Bolema, v. 27, n. 45, p. 55-74, 2013. http://dx.doi.org10.1590S0103-636X2013000100004
BOUGHANMI, H.; LAZAAR, M.; FARHAT, A.; GUIZANI, A. Evaluation of soil thermal potential under Tunisian climate using a new conic basket geothermal heat exchanger: Energy and exergy analysis. Applied Thermal Engineering, v. 113, n. 25, p. 912-925, 2017. https://doi.org/10.1016/j.applthermaleng.2016.10.204
BRUM, L. D.; CURY, H. N. Análise de erros em soluções de questões de álgebra: uma pesquisa com alunos do ensino fundamental. RenCiMa, v. 4, n. 1, p. 45-62, 2013. https://doi.org/10.26843/rencima.v4i1.560
CALLINGHAM, R.; BOND, T. Research in mathematics education and Rasch measurement. Mathematic Education Research Journal, v. 18, n. 2, p. 1-10, 2006. https://doi.org/10.1007/BF03217432
CARRAHER, T.; CARRAHER, D.; SCHLIEMANN, A. Na vida dez, na escola zero. 11. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
CHEN, W. H. Applying problem-based learning model and creative design to conic- sections teaching. International Journal of Education and Information Technologies, v. 7, n. 3, p. 73-80, 2013. http://naun.org/cms.action?id=6452
CHERNOV, N.; WIJEWICKREMA, S. Algorithms for projecting points onto conics. Journal of Computational and Applied Mathematics, v. 251, n. 15, p. 8-21, 2013. https://doi.org/10.1016/j.cam.2013.03.031
EDWARDS, A.; ALCOCK, L. Using Rasch analysis to identify uncharacteristic responses to undergraduate assessments. Teaching Mathematics and its Applications, v. 29, n. 4, p. 165-175, 2010. https://doi.org/10.1093/teamat/hrq008
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa (Coleção Leitura). São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREITAG, B.; MOTA, V. R.; COSTA, W. F. O livro didático em questão. São Paulo: Cortez, 1997.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2010.
HAINES, C.; CROUCH, R. Recognizing constructs within mathematical modelling. Teaching Mathematics and its Applications, v. 20, n. 3, p. 129-138, 2001. https://doi.org/10.1093/teamat/20.3.129
KALEFF, A. M. M. R. Do fazer concreto ao desenho em geometria: ações e atividades desenvolvidas no laboratório de ensino de geometria da Universidade Federal Fluminense. In: LORENZATO, S. Laboratório de Ensino de Matemática na formação de professores. Campinas: Autores Associados, 2006, p. 113-134.
KULOGLU, S. I’m discovering conics and designing buildings with conics. Journal for the Education of the Young Scientist and Giftedness, v. 1, n. 2, p. 40-52, 2013.
LEPAGE, D.; JIMÉNEZ, A.; BEAUVAIS, J.; DUBOWSKI, J. Conic hyperspectral dispersion mapping applied to semiconductor plasmonics. Light: Science & Applications, v.1, p. 1- 8, 2012. https://doi.org/10.1038/lsa.2012.28
LÉVY, P. Cibercultura. 3. ed. São Paulo: Ed. 34, 2010.
LORENZATO, S. Laboratório de ensino de matemática e materiais didáticos manipuláveis. In: LORENZATO, Sérgio. Laboratório de Ensino de Matemática na formação de professores. Campinas: Autores Associados, 2006, p. 3-38.
MACEDO, A. C. O.; LAURINO, D. P. Pensar o aprender Matemática no conversar com o estudante. Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 13, n. 2, p. 149-161, 2018.
MELO, E. V.; FIREMAN, E. C. Ensino e aprendizagem de funções trigonométricas por meio do software Geogebra aliado à modelagem matemática. REnCiMa, v. 7, n. 5, p. 12- 30, 2016. https://doi.org/10.26843/rencima.v7i5.1182
MIORIM, M. A.; FIORENTINI, D. Uma reflexão sobre o uso de materiais concretos e jogos no ensino da matemática. Boletim da SBEM, v. 4, n. 7, p. 5-10, 1990.
MOREIRA, J. S. Construções das cônicas utilizando o desenho geométrico e instrumentos concretos. Dissertação (Programa de Pós-graduação em Matemática). Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2017. 103 f.
PASSOS, C. L. B.; NACARATO, A. M. Trajetória e perspectivas para o ensino de Matemática nos anos iniciais. Estudos Avançados, v. 32, n. 94, p. 119-135, 2018. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-40142018.3294.0010
PIAGET, J. Seis estudos de psicologia. Trad. D’Amorim, M. A. M. e Silva, P. S. L. 21. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.
RASCH, G. Probabilistic models for some intelligence and attainment tests. Chicago: University of Chicago Press, 1980.
RODRIGUES, F. C.; GAZIRE, E. S. Reflexões sobre uso de material didático manipulável no ensino de matemática: da ação experimental à reflexão. Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 7, n. 2, p. 187-196, 2012.
RYAN, J.; WILLIAMS, J. Maths maps for diagnostic assessment with pre-service teachers: stories of mathematical knowledge. Mathematics education research, v. 9, n.1, p. 95- 109, 2007.
SAMPER, A.; GONZÁLEZ, G.; HERRERA, B. Determination of the geometric shape which best fits an architectural arch within each of the conical curve types and hyperbolic-cosine curve types: The case of Palau Güell by Antoni Gaudí. Journal of Cultural Heritage, v. 25, p. 56-64, 2017. https://doi.org/10.1016/j.culher.2016.11.015
SANTOS, R.; LORETO, A. B.; GONÇALVES, J. L. Avaliação de softwares matemáticos quanto a sua funcionalidade e tipo de licença para uso em sala de aula. RenCiMa, v. 1, n. 1, p. 47-65, 2010. https://doi.org/10.26843/rencima.v1i1.4
SILVA, R. S.; LOPES, D. C. V. A construção de conceitos da geometria plana com o uso de materiais concretos e digitais: uma experiência com Tangram. Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 8, n. 1, p. 179-198, 2013.
TÉLLEZ, M. N. B.; DÍAZ, M. C.; GÓMEZ, A. R. Piaget y LS Vigotsky en el análisis de la relación entre educación y desarrollo. Revista Iberoamericana de Educación, v. 42, p. 7-25, 2007. https://dialnet.unirioja.es/ejemplar/158948
VAN STIPHOUT, I.; DRIJVERS, P.; GRAVEMEIJER, K. (2014). The Development of Students’ Algebraic Proficiency. International Electronic Journal of Mathematics Education, v.8, n. 2-3, p. 62-80, 2014. https://www.iejme.com/article/the-development-of- students-algebraic-proficiency