Mudanças nas concepções de atitudes relacionadas com Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), identificadas a partir de uma atividade de ensino com emprego de Sequência Didática (SD) com enfoque na Natureza da Ciência e da Tecnologia (NDC&T)

Autores

  • Ricardo Pereira Sepini Universidade Cruzeiro do Sul
  • Maria Delourdes Maciel Universidade Cruzeiro do Sul

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v9i6.2091

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Natureza da Ciência e da Tecnologia, Sequência Didática

Resumo

Nesta tese investigou-se as possibilidades de mudanças de concepções atitudinais sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)/Natureza da Ciência e  Tecnologia  (NdC&T). Procuramos responder a seguinte questão: que mudanças de concepções atitudinais em relação aos temas CTS/NdC&T podem  ser  provocadas  nos  estudantes  concluintes  do  Ensino  Médio  e  da Graduação  em  Ciências  Biológicas,  a  partir  de  uma  intervenção  pedagógica com emprego de uma sequência didática  (SD)?  Esta pesquisa justifica-se pela importância do tema e pela necessidade de apontar caminhos para minimizar as carências já diagnosticadas em outras pesquisas e contribuir para o planejamento e a realização de atividades de ensino e aprendizagem relacionados com o enfoque CTS/NdC&T.  O  objetivo  geral  foi  contribuir  para  melhorar  a compreensão  e  a  qualidade  do  ensino  e  da  aprendizagem  sobre  NdC&T  de estudantes de escola básica e da graduação  por meio de um instrumento de intervenção  didática.  Optamos pela pesquisa intervenção experimental por conjugar métodos qualitativos e quantitativos.  Como modelo estatístico utilizou-se o teste de Wilcoxon.  A comparação entre os resultados da Escola Básica com os da Graduação revelou que os estudantes apresentam concepções atitudinais muito próximas; que a SD quando desenvolvida e aplicada de forma intencional e explícita, é um potencial instrumento de melhoria da compreensão acerca de questões relacionadas com NdC&T/CTS. Concluímos e defendemos nesta tese, que mudanças de concepções atitudinais CTS/NdC&T podem ser intencionalmente provocadas no espaço da sala  de  aula,  desde  que  no  processo de ensino e aprendizagem sejam empregados instrumentos didáticos inovadores e adequados à  formação pretendida, ou seja, instrumentos pautados no enfoque CTS/NdC&T, no desenvolvimento do  pensamento crítico e no compromisso com a formação para a cidadania.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-12-19

Como Citar

SEPINI, R. P.; MACIEL, M. D. Mudanças nas concepções de atitudes relacionadas com Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), identificadas a partir de uma atividade de ensino com emprego de Sequência Didática (SD) com enfoque na Natureza da Ciência e da Tecnologia (NDC&T). Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 9, n. 6, p. 58, 2018. DOI: 10.26843/rencima.v9i6.2091. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2091. Acesso em: 5 jun. 2023.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>