Letramentos digitais docentes: uma proposta para a formação inicial de professores de Ciências e Biologia

Autores

  • Lucy Mirian Campos Tavares Nascimento Universidade Cruzeiro do Sul
  • Rita de Cássia Frenedozo Universidade Cruzeiro do Sul
  • Juliano Schimiguel Universidade Cruzeiro do Sul

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v9i6.2088

Palavras-chave:

Letramento Digital, Formação de Professores de Ciências e Biologia, Tecnologias da Informação e Comunicação, TPACK

Resumo

A sociedade contemporânea, marcada pela dinamicidade das TIC, acaba por exigir a formação de professores capazes de preparar cidadãos letrados digitalmente, autônomos, capacitados a trabalhar colaborativamente e a aprenderem ao longo da vida. Nesse propósito, esta pesquisa-ação, considerou três eixos investigativos: os PPC das licenciaturas em CB dos IFs do Centro-Oeste, os professores formadores que nelas atuam e a formação realizada no âmbito da disciplina de ETIC do IFG-Formosa. O intuito foi propor e avaliar uma abordagem metodológica para inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), visando aos Letramentos Digitais (LD) de futuros professores de Ciências e Biologia (CB). A análise considerou os Projetos Pedagógicos dos Cursos de licenciaturas em CB dos IFs do Centro-Oeste, os questionários dos docentes, e dos licenciandos da disciplina de ETIC, seus portfólios digitais e os registros produzidos durante o semestre. Os resultados apontaram que quatro dos sete campi possuem disciplinas voltadas ao uso pedagógico das TIC, mas praticamente sem se articularem às demais. A maioria dos formadores não incorpora as TIC no ensino, com exceção do uso de projetores empregado para exibir conteúdo, não usam o tablet educacional recebido, pouco usam o laboratório de informática e pesquisas sobre o uso das TIC são praticamente inexistentes . A disciplina de ETIC colaborou para os LDD, mas em diferentes níveis, sendo afetada pelo conhecimento tecnológico dos licenciados, percepções sobre as TIC e por aspectos atitudinais, como autonomia. Estimulou o debate sobre o uso pedagógico das TIC e a divulgação científica. Indica-se a promoção de cursos voltados ao uso pedagógico das TIC tanto para os licenciandos, quanto para os professores formadores e a inserção de disciplinas com currículos que contemplem os LDD.

 

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Publicado

2018-12-19

Como Citar

NASCIMENTO, L. M. C. T.; FRENEDOZO, R. de C.; SCHIMIGUEL, J. Letramentos digitais docentes: uma proposta para a formação inicial de professores de Ciências e Biologia. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 9, n. 6, p. 55, 2018. DOI: 10.26843/rencima.v9i6.2088. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2088. Acesso em: 6 dez. 2022.

Edição

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