Grupo de pesquisa colaborativo e desenvolvimento profissional de professores dos anos iniciais no que se refere ao trabalho com o espaço e suas relações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v9i6.2087

Palavras-chave:

Desenvolvimento Profissional Docente, Grupo de Pesquisa Colaborativo, Espaço e suas Relações, Ensino e Aprendizagem

Resumo

A presente pesquisa teve como propósito identificar as ações desenvolvidas por um Grupo de Pesquisa Colaborativo e como essas ações contribuíram para o crescimento profissional das professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental no estudo do tema matemático sobre o Espaço e suas relações. A pesquisa, de cunho qualitativo, desenvolveu-se pela metodologia do estudo de caso que abarcou como estratégia a revisão bibliográfica, a observação participante, a análise documental e a pesquisa de campo realizada nas dependências da Universidade Cruzeiro do Sul, durante os encontros do Grupo de Pesquisa Conhecimento, Crenças e Práticas de Professores que ensinam Matemática (CCPPM). Dentre as ações desenvolvidas pelo Grupo destacaram-se: a análise de documentos oficiais, a construção coletiva de sequências de ensino, a socialização de práticas docentes, a análise dos protocolos de alunos e, em especial, os estudos teóricos. No decorrer destas ações foram coletadas informações utilizando como instrumentos de pesquisa as notas de campo da pesquisadora, transcrição das gravações em áudio, os registros das memórias das professoras, os relatórios de prática de sala de aula e um questionário fechado para delinear o perfil das professoras dos anos iniciais. A análise dos dados possibilitou compreender a relevância dos estudos teóricos para o aprofundamento, a ampliação e a aquisição dos conhecimentos matemáticos em questão. Permitiu, também, identificar nas reflexões teórico-práticas, indícios de mudanças nas práticas de sala de aula das referidas professoras. Ao final, foi possível concluir que as ações colaborativas desenvolvidas nesse Grupo de Pesquisa, por suas características e especificidades, foram catalisadoras do desenvolvimento profissional docente.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-12-19

Como Citar

PLAZA, E. M.; CURI, E. Grupo de pesquisa colaborativo e desenvolvimento profissional de professores dos anos iniciais no que se refere ao trabalho com o espaço e suas relações. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 9, n. 6, p. 54, 2018. DOI: 10.26843/rencima.v9i6.2087. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2087. Acesso em: 6 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>