Interdisciplinaridade e contextualização: desafios de professores de Ciências Naturais em preparar os alunos para o ENEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v10i6.2047

Palavras-chave:

Ciências Naturais, Exame Nacional do Ensino Médio, Interdisciplinaridade e contextualização

Resumo

Esse artigo objetiva apresentar os resultados de uma pesquisa realizada como dissertação de mestrado, cujo intuito foi conhecer os desafios que os professores da área de Ciências da Natureza enfrentam para cumprir as exigências do ENEM, referente aos requisitos da interdisciplinaridade e da contextualização. Os participantes da pesquisa foram professores da área de Ciências da Natureza, que atuam em diferentes tipos de escola (pública e particular) e eram mestrandos do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual da Paraíba. A pesquisa possui caráter descritivo e utilizou como instrumentos para a coleta de dados, questionários e entrevistas. Para a análise dos dados, recorremos a técnica de análise de conteúdo. Entre os desafios que os professores enfrentam, destacam-se: ausência de momentos para planejamento, falta de tempo para se organizar, formação profissional insuficiente, escassez de infraestrutura e materiais, bem como, a dificuldade de leitura dos estudantes. Concluímos argumentando sobre a necessidade de reavaliação no que se refere à relação entre o que e como se ensina no ensino médio, bem com, a coerência do ENEM para avaliar esse nível de ensino, sobretudo no que diz respeito a abordagem interdisciplinar e contextualizada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-12-10

Como Citar

FIDELIS, A. K.; GEGLIO, P. C. Interdisciplinaridade e contextualização: desafios de professores de Ciências Naturais em preparar os alunos para o ENEM. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 10, n. 6, p. 215–234, 2019. DOI: 10.26843/rencima.v10i6.2047. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2047. Acesso em: 3 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos