Identificando potencialidades e limitações da perspectiva curricular “situação de estudo”: um estudo de caso em dois contextos escolares
DOI:
https://doi.org/10.26843/rencima.v10i5.2034Palavras-chave:
Situação de Estudo, Currículo, Interdisciplinaridade, Limites e PotencialidadesResumo
Este trabalho tem o objetivo de apresentar os limites e possibilidades da perspectiva curricular Situação de Estudo (SE) em duas escolas públicas, durante as feiras de Ciências que ocorreram na Semana da Educação para a Vida em 2017 na cidade de Diamantina-MG. Para compreender as potencialidades e limitações das SEs, participaram da pesquisa os licenciandos envolvidos no PIBID Biologia da UFVJM e dois professores supervisores do PIBID (um em cada escola). A coleta de dados consistiu na análise dos diários de campo da coordenadora de área e dos pibidianos e na realização de um grupo focal com os sujeitos participantes, cujas falas foram transcritas e analisadas pela Análise Textual Discursiva (ATD). Por meio do processo de categorização da ATD, os resultados foram evidenciados em cinco categorias pré-estabelecidas: 1) Surgimento dos temas; 2) Interdisciplinaridade; 3) Diálogo/Interação; 4) Organização da feira; e 5) Limites e possibilidades da SE. Os resultados indicam que a categoria “interação/diálogo”, entre os sujeitos envolvidos na preparação da feira, teve papel central no sucesso da SE. Ela parece ser um eixo fundamental sobre o qual se articulam as demais categorias. Por outro lado, uma limitação evidenciada foi a falta de diálogo entre os sujeitos, dificultando a concretização de uma SE.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.