Oficina temática “Tintas Indígenas”: ensino de Ciências por meio da temática “indígena”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v10i5.2006

Palavras-chave:

Temática, Tintas, Ensino de Ciências, Cultura Indígena

Resumo

A temática indígena começou a ser considerada objeto de estudo nos parâmetros curriculares brasileiros recentemente.  Desde o ano de 2008, tem se discutido a possibilidade de incluir a temática em sala de aula e como contemplar outras áreas do conhecimento que não sejam as estabelecidas pela legislação (Educação Artística, Literatura e História brasileira). Nesta perspectiva, esta oficina temática propõe inserir no ensino de Ciências conhecimentos que remetem a cultura indígena, possibilitando que por meio da abordagem conceitual de tintas, os estudantes desenvolvam saberes científicos e culturais. A oficina temática foi desenvolvida com estudantes do nono ano do ensino fundamental, com duração de 4 horas aula, com o objetivo de abordar os conceitos científicos contextualizados com a temática “indígena”. Dessa forma, os estudantes puderem por meio de uma atividade experimental, confeccionar tintas, com pigmentos naturais oriundos do saber indígena e aplicar em telas para pinturas, bem como reconhecer os conceitos científicos envolvidos na atividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vânia Costa Ferreira Vanuchi, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Química Licenciatura- IFRO-2016. Mestranda na UFSM, do Programa de pós-graduação, Educação em  Ciencia: Quimica da Vida e sáude. 

Luiz Eduardo Welter, Universidade Federal de Santa Maria

Acadêmico de Licenciatura em Química.

Luiza Bertoldo Stefanello, Universidade Federal de Santa Maria

Acadêmica de Licenciatura em Química.

Mara Elisa Fortes Braibante, Universidade Federal de Santa Maria

Atualmente é ProfessoraTitular no Departamento de Química da Universidade Federal de Santa Maria-RS, coordenadora do Curso de Química Licenciatura (2006-2010).Possui experiência na área de Química, com ênfase em Química Orgânica, na síntese de compostos enamino carbonílicos, heterociclos, emprego de metodologias com K-10, ultra-som e microondas. Atualmente orienta na na área de Ensino de Química, no programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde-UFSM, desenvolvendo trabalhos na área de Ensino utilizando Temáticas para contextualizar o Ensino de Química, bem como produção de material didático. Coordenadora projeto PIBID-Quimica-UFSM (2009-2018).

Downloads

Publicado

07.10.2019

Como Citar

VANUCHI, Vânia Costa Ferreira; WELTER, Luiz Eduardo; STEFANELLO, Luiza Bertoldo; BRAIBANTE, Mara Elisa Fortes. Oficina temática “Tintas Indígenas”: ensino de Ciências por meio da temática “indígena”. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 10, n. 5, p. 253–270, 2019. DOI: 10.26843/rencima.v10i5.2006. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2006. Acesso em: 19 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos