Monitoria de Cálculo e formação de professores: possibilidades e limitações

Autores

  • Jeronimo Becker Flores Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Valderez Marina do Rosario Lima Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Thaísa Jacintho Müller Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v10i5.1998

Palavras-chave:

Monitoria de Cálculo, Ensino de Cálculo, Formação de Professores

Resumo

Este artigo é um recorte de uma pesquisa maior, que foi desenvolvida junto a um programa de doutorado em Educação em Ciências e Matemática. A faceta aqui apresentada está relacionada às possibilidades de a monitoria de Cálculo incentivar a docência e contribuir na formação do futuro professor. A partir de uma leitura crítica do referencial teórico considerado, na sequência avançamos para a constituição do corpus com entrevistas semiestruturadas com monitores e professores responsáveis pelas ações de monitoria. O objetivo geral consiste em compreender como a monitoria de Cálculo pode contribuir na formação do futuro professor para redimensionar os cenários de reprovação e evasão observados. Os resultados indicam que os estudantes procuram se constituir enquanto monitores como forma de entrarem em contato com a docência e também com uma forma de aplicarem as teorias de aprendizagem estudadas em sala de aula. As percepções aqui alcançadas são considerações preliminares e serão agregadas a outros elementos posteriormente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jeronimo Becker Flores, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela PUC-RS, mestre em Educação pela Universidade de Caxias do Sul onde também cursou a Licencatura em Matemática. Professor e pesquisador de Cálculo e Estatística.

Downloads

Publicado

2019-10-07

Como Citar

FLORES, J. B.; LIMA, V. M. do R.; MÜLLER, T. J. Monitoria de Cálculo e formação de professores: possibilidades e limitações. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 10, n. 5, p. 224–236, 2019. DOI: 10.26843/rencima.v10i5.1998. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1998. Acesso em: 5 fev. 2023.

Edição

Seção

Artigos