Possibilidade de aprendizagem ativa no Ensino Técnico em Mecatrônica com a utilização da Plataforma Arduino

  • Gilmar Ferreira de Aquino Filho Faculdade de Tecnologia de São Vicente
  • Luiz Henrique Amaral Universidade Cruzeiro do Sul
  • Jefferson Campos Lopes Faculdade de Tecnologia de São Vicente
  • Marysol Lima de Aquino Faculdade de Tecnologia de São Vicente
  • Mariana Simões Germano Faculdade de Tecnologia de São Vicente
Palavras-chave: Metodologias Ativas, Design Thinking, Aprendizagem Baseada em Problemas, Arduino

Resumo

Este estudo teve por objetivo abordar uma pesquisa institucional no curso técnico em Mecatrônica. O curso refere-se ao terceiro ano do ensino médio integrado ao técnico, a disciplina de projeto final utiliza os princípios da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) que é uma metodologia qual apresenta uma situação problema que é utilizada para motivar os alunos, com enfoque no Design Thinking que possibilita agregar valor às propostas a serem implantadas, pois são pensadas e estruturadas de forma participativa e fornece uma ação para provocar as necessidades dos clientes, com o intuito de produzir protótipos rápidos e simples que possivelmente convergem para soluções inovadoras. O artigo apresentará percepções dos alunos em relação as metodologias ativas apresentadas. Apesar de DT encontra-se consolidado em meios industriais e empresarias é pouco utilizado no ensino. Como consequência, pode ser observado que a maioria dos alunos vê a abordagem interessante, em especial com relação à contribuição para a formação profissional sendo assim agregando conteúdo e à experiência do trabalho em grupo que por diversas vezes pode ocorrer divergência e atritos. Contudo os alunos enxergam a possibilidade de levar os resultados obtidos nos projetos práticos de trabalho (protótipos) utilizando a plataforma Arduino para situações práticas do dia a dia, contribuindo com a realidade e atuando em questões próximas à vida da população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AQUINO FILHO, G F. Plataforma Arduino para ensino de lógica de programação. Cuadernos de Educación y Desarrollo. 2015. Disponível em:<http://www.eumed.net/rev/atlante/2015/10/arduino.html>. Acesso 17 set. 2018.

Aquino Filho, G F. Robótica e Automação. São Vicente, Fortec, 2015.

BROWN, T. Design thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

COLEMAN, J. N. KINNIMENT, D. J. Effectiveness of Computer Aided Learning as a direct replacement for lecturing in degree-level electronics. IEEE Transactions on Education, New York, v. 41, n. 1, 1998.

ENEMARK, S.; KJAERSDAM, F. A ABP na teoria e na prática: a experiência de Aalborg na inovação do projeto no ensino universitário. In: ARAÚJO, U. F. ; SASTRE, G. (Orgs.). Aprendizagem baseada em problemas no ensino superior. São Paulo: Summus, p. 17-34, 2009.

KNEIPP, J. M. et al. Uma análise da evolução da produção científica sobre inovação no Brasil. Estratégia & Negócios, Florianópolis, v. 4, n. 1, p. 133-157, jan./jun. 2011.

STAINBECK, R. Building creative competence in globally distributed courses through Design Thinking. ScientificJournalof Media Literacy, Helva, v. 19, n. 37, p. 27-34, 2011. Disponível em: <http://eprints.rclis.org/16746/1/en27-35.pdf>. Acesso em: 18 set. 2018.

VIEIRA, K. M.; DALMORO, M. D. Dilemas na Construção de escalas tipo Likert: o número de itens e a disposição influenciam nos resultados? In: Encontro da ANPAD, 32., 2008, Rio de Janeiro. Anais… Rio de Janeiro: ANPAD, 2008. Disponível em: <http://www.anpad.org.br/admin/pdf/EPQ-A1615.pdf>. Acesso em: 17 set. 2018.

Publicado
2019-10-07
Como Citar
AQUINO FILHO, G. F. DE; AMARAL, L. H.; LOPES, J. C.; AQUINO, M. L. DE; GERMANO, M. S. Possibilidade de aprendizagem ativa no Ensino Técnico em Mecatrônica com a utilização da Plataforma Arduino. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 10, n. 5, p. 291-300, 7 out. 2019.
Seção
Artigos Gerais