Contribuições do observatório de educação de uma universidade na formação de docentes da escola básica
DOI:
https://doi.org/10.26843/rencima.v11i4.1893Palavras-chave:
Ensino de Matemática, Formação de Professores, Observatório da Educação.Resumo
Este artigo caracteriza-se como pesquisa qualitativa e propõe-se a analisar as implicações de ações realizadas no Observatório de Educação. O referido Programa teve como objetivo problematizar estratégias metodológicas com vistas à implementação de diferentes práticas pedagógicas e reorganização curricular da Matemática na Educação Básica. Os dados produzidos, com duas professoras, por meio de entrevistas individuais e em grupo foram analisados mediante a análise textual discursiva, surgindo quatro categorias: mudanças na prática pedagógica; a escrita no decorrer do projeto; cursos de formação continuada; a importância do grupo para diminuir a insegurança e compartilhar ideias. Por meio deste estudo, conclui-se que o trabalho em equipe contribuiu para a prática pedagógica das docentes e para o desenvolvimento de atividades inovadoras, leituras, pesquisas, registros, produção de artigos científicos e cursos de formação continuada, utilizando-se de experiências individuais para a construção de atividades com abrangência coletiva.
Palavras-chave: Ensino de Matemática. Formação de Professores. Observatório da Educação.
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