Modelagem Matemática como estratégia de ensino de tópicos de Estatística na formação básica técnica: uma aplicação na criação de frangos caipiras

  • José Ailton Rodrigues Soares Instituto Federal do Tocantins
  • Wallysonn Alves de Souza Instituto Federal do Tocantins
  • Eudes Antonio da Costa Universidade Federal do Tocantins
  • Idemar Vizolli Universidade Federal do Tocantins
  • Aline Ferreira Amorim Instituto Federal do Pará
  • Joana Patricia Lira de Sousa Instituto Federal do Pará
  • Roney Feliciano da Silva Universidade Federal do Tocantins
Palavras-chave: Estatística, Modelagem Matemática, Aplicação

Resumo

Este trabalho propõe uma abordagem de ensino de tópicos de estatística no ensino médio técnico, tendo como referência os procedimentos adotados pela modelagem matemática e inseridos num ambiente investigativo, contextualizado e interdisciplinar com contribuições para o ensino de estatística, sendo considerada uma ferramenta metodológica na orientação e direcionamento do ensino, por meio das etapas de interação do conteúdo abordado, matematização da situação e avaliação dos resultados. Tem-se como proposta uma aplicação na criação de frangos caipiras, que conduziu à análise de dois modelos de regressão para representar a relação entre as variáveis envolvidas, sendo estes: modelo linear e modelo quadrático. A avaliação dos modelos permitiu a escolha da regressão mais adequada, optando pelo modelo quadrático por apresentar maior coeficiente de explicação (R-quadrado). A culminância do trabalho reflete na utilização da “tríplice”: planejamento de ações, inserção dos conteúdos à realidade dos discentes e na associação estabelecida entre as diversas disciplinas, como tendência na promoção de um efetivo aprendizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMORIM, A. F.; SIQUEIRA, J. C. de; RODRIGUES, K. F.; VAZ, R. G. M. V.; BARBOSA, S. M.; SANTOS, H. D.; ROSA, F. C.; SOUSA, J. P. L. de; SILVA, E. G. da; MOUFARREG, I. M. M. de O.; PARENTE, I. P.; SOARES, J. A. R. Níveis de inclusão do bagaço de mandioca na ração de frangos de crescimento lento: características físico-químicas da carne. Semina: Ciências Agrárias, Londrina, v. 36, n. 3, p. 1685–1700, mai./jun. 2015.

BARBOSA, T. A.; BUENO, S.; LIMA, M. A. M. Modelagem matemática: um método de ensino e aprendizagem. In: CIAEM - CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, XIII., 2011, Universidade Federal de Pernambuco. Anais... Recife: Comitê Interamericano de Educação Matemática, 2011. ISBN 978-8563823- 01-4. Disponível em: <http://www.gente.eti.br/lematec/CDS/XIIICIAEM/artigos/1343.pdf>. Acesso em: 25 jan. 2017.

BASSANEZI, R. C. Modelagem matemática: Uma disciplina emergente nos programas de formação de professores. IX Biomatemática - Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica IMECC, Campinas, p. 9–22, 1999. Disponível em: <http://www.ime.unicamp.br/~biomat/bio9art_1.pdf>. Acesso em: 25 jan. 2017.

BASSANEZI, R. C. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática: uma nova estratégia. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2014.

BIEMBENGUT, M. S.; HEIN, N. Modelagem Matemática no Ensino. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2011.

BUTOLO, J. E. Qualidade de ingredientes na alimentação animal. Campinas: J. E. Butolo, 2002.

BRASIL. Oficio Circular DOI/DIPOA N. 007 de 19 de maio 1999. Dispõe sobre as normas para criação de frango caipira e produção de ovos caipiras. Brasília, 1999. Disponível em: <http://www.agricultura.gov.br/sislgis>. Acesso em: 3 de jan. 2017.

CAIRES, C. M.; CARVALHO, A. P. de; CAIRES, R. M. Criação alternativa de frangos de corte. Revista Eletrônica Nutritime, v. 7, n. 2, p. 1169–1174, mar./abr. 2010. Disponível em: <http://www.nutritime.com.br/arquivos_internos/artigos/ 106V7N2P1169_1174MAR2010_.pdf>. Acesso em: 3 de jan. 2017.

CAMPOS, C. R.; WODEWOTZKI, M. L. L.; JACOBINI, O. R. Educação Estatıstica: teoria e prática em ambientes de modelagem matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2013. (Tendências em Educação Matemática).

CARVALHO, A. A importância do ensino de estatística na formação inicial do professor de matemática. In: EBRAPEM - ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS- GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, XIX., 2015, UFJF. Anais... Juiz de Fora: EBRAPEM, 2015.

CRESPO, A. A. Estatítica Fácil. 18. ed. São Paulo: Saraiva, 2004.

EMBRAPA. Cultura do algodão herbáceo na agricultura familiar. 3. ed. Brasília, 2014. Disponível em: <https://www.spo.cnptia.embrapa.br/conteudo?p_p_id=conteudoportlet_WAR_sistemasdeproducaolf6_1ga1ceportlet&p_p_lifecycle=0&p_p_state=normal&p_p_mode=vie w&p_p_col_id=column1&p_p_col_count=1&p_r_p_76293187_sistemaProducaoId=3718&p_r_p_- 996514994_topicoId=3313>. Acesso em: 5 de fev. 2017.

FIETZ, H. M. O ensino de estatística por meio de uma atividade de modelagem matemática. 2011. Monografia (Graduação em Licenciatura em Matemática) - UFRGS. Departamento de Matemática Pura e Aplicada do Instituto de Matemática, Porto Alegre, 2011.

HOLLAS, J. Educação estatística crítica: um olhar sobre os processos educativos. REnCiMa, v. 9, n. 2, p. 72-87, 2018.

MOREIRA, F. M. B.; MAGINA, S. M. P. Modelagem matemática como estratégia de ensino- aprendizagem da matemática. In: ENEM - ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, XI., 2013, Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Anais... Curitiba: SBEM - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2013.

REHFELDT, M. J. H.; NEIDE, I. G.; BOCKEL, W. J.; BROILO, A. P.; PISCHING, I.; HEINEN, C. A.; KONIG, R. I. Modelagem matemática no ensino médio: uma possibilidade de aprendizagem a partir de contas de água. REnCiMa, v. 9, n. 1, p. 103-121, 2018.

ROSTAGNO, H. S.; ALBINO, L. F. T.; DONZELE, J. L.; GOMES, P. C.; OLIVEIRA, R. F.; LOPES, D. C.; FERREIRA, A. S.; BARRETO, S. L. T.; EUCLIDES, R. F. Tabela brasileira para aves e suínos: composição de alimentos e exigências nutricionais. 3 ed. Viçosa: UFV - DZO, 2011.

VERTUAN, R. E.; SILVA, K. A. P. da. Pensamento estatístico em uma atividade de modelagem matemática: ressignificando o lançamento de aviões de papel. REnCiMa, v. 9, n. 2, p. 320-334, 2018.

Publicado
2018-12-18
Como Citar
SOARES, J. A. R.; SOUZA, W. A. DE; COSTA, E. A. DA; VIZOLLI, I.; AMORIM, A. F.; SOUSA, J. P. L. DE; SILVA, R. F. DA. Modelagem Matemática como estratégia de ensino de tópicos de Estatística na formação básica técnica: uma aplicação na criação de frangos caipiras. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 9, n. 5, p. 133 - 152, 18 dez. 2018.
Seção
Artigos Gerais