Atividades práticas e jogos didáticos nos conteúdos de Química como ferramenta auxiliar no ensino de Ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v10i5.1819

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Densidade, Misturas, Atividades práticas e lúdicas

Resumo

A formação do cidadão se dá por meio da educação, envolvendo estratégias presentes no processo de ensino aprendizagem, que auxiliam os docentes para esta execução. Os objetivos do trabalho foram (i) a investigação dos conhecimentos prévios de Ciências dos discentes do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual do município de Jaciara-MT enfocando os conteúdos de Densidade e Misturas, bem como (ii) a utilização de atividades práticas e lúdicas afim de maximizar a apreensão do conteúdo. Para tanto, o levantamento de conhecimentos prévios consistiu na aplicação de um questionário semiestruturado relacionado a possíveis dificuldades e experiências exitosas de auxílio ao aprendizado em relação ao componente curricular: Ciências – Química. Na sequência foram realizadas aulas com atividades práticas e lúdicas. Posteriormente houve a aplicação de um segundo questionário, sendo este avaliativo, onde os alunos deveriam responder se as atividades propostas no trabalho auxiliaram na aprendizagem, destacando qual foi mais interessante. Verificou-se que a aplicação das atividades propostas nas aulas de Ciências, foi capaz de auxiliar no processo de ensino aprendizagem de forma positiva, pois proporcionou maior interação e descontração dos discentes, favorecendo a obtenção de novos conhecimentos. É importante frisar que o método utilizado no processo de ensino aprendizagem não depende única e exclusivamente do papel do professor, é preciso que haja interesse e vontade do aluno em querer aprender.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-10-07

Como Citar

CARBO, L.; TORRES, F. da S.; ZAQUEO, K. D.; BERTON, A. Atividades práticas e jogos didáticos nos conteúdos de Química como ferramenta auxiliar no ensino de Ciências. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 10, n. 5, p. 53–69, 2019. DOI: 10.26843/rencima.v10i5.1819. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1819. Acesso em: 3 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos