Uma análise semiótica em um ensino de Probabilidade com questões sócio críticas

Autores

  • Márcio José Silva Universidade do Estado do Pará
  • Fábio José da Costa Alves Universidade Federal do Pará
  • Claudianny Amorim Noronha Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v9i4.1814

Palavras-chave:

Educação Matemática, Questões Sócio Críticas, Ensino por Atividades

Resumo

A Pesquisa em questão visou analisar, segundo a teoria da semiótica de Durval (2011), os efeitos de uma sequência de atividades, com questões sócio críticas, para o ensino de probabilidade por meio de atividades contextualizadas.  O lócus da investigação foi uma escola pública Estadual de Abaetetuba/PA, contando com participação de 30 alunos, com idades entre 15 e 19 anos, do 2º ano do Ensino Médio, onde foi aplicado uma sequência didática composta por um conjunto de 4 atividades, cada uma delas contendo dez questões sócio críticas envolvendo temáticas da realidade dos adolescentes na escola para se desenvolver os conteúdos de probabilidade como, a definição de probabilidade, probabilidade condicional, o Teorema de Bayes e o Principio Multiplicativo, planejadas para oito aulas de 90 minutos. Os resultados apontaram a necessidade de se trabalhar parte da álgebra básica e a interpretação de texto, conjuntamente com o ensino e aprendizagem de probabilidade. Se constatou também, nas falas dos alunos participantes, que as atividades se mostraram estimulantes e teve resultados positivos no que tange ao incentivar os alunos a estudar matemática, tornando a aprendizagem prazerosa e com mais significado. Se pode notar contribuições importante no final desta pesquisa uma vez que é possível ensinar matemática a partir de problemas sócio críticos relacionados a juventude e a adolescência concernente a uma formação crítica e cidadã de nossos alunos por meio do estreitamento entre teoria e prática via questões sociais, prevenindo-os de muitos problemas sociais como, o uso de drogas, os acidentes de transito, a violência nas escolas, a prostituição, dentre outros.   

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Publicado

2018-09-29

Como Citar

SILVA, M. J.; ALVES, F. J. da C.; NORONHA, C. A. Uma análise semiótica em um ensino de Probabilidade com questões sócio críticas. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 9, n. 4, p. 204–218, 2018. DOI: 10.26843/rencima.v9i4.1814. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1814. Acesso em: 3 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos