Metodologias Ativas de Aprendizagem: relato de experiência em uma oficina de formação continuada de professores de Ciências
DOI:
https://doi.org/10.26843/rencima.v10i5.1813Palavras-chave:
Ensino de Física, Formação continuada, Aprendizagem Baseada em InvestigaçãoResumo
O uso de metodologias ativas é uma prática que pode trazer benefícios ao ensino e à aprendizagem de Ciências. No entanto, novas técnicas e recursos pedagógicos são, geralmente, pouco abordados durante os cursos de licenciatura, tornando a existência de cursos de formação continuada tão importantes para o aprimoramento docente. O presente artigo se propõe a documentar a realização de uma oficina sobre metodologias ativas de aprendizagem, ministrada a professores de Ciências em exercício na rede municipal de Fortaleza, bem como a analisar a opinião e os discursos dos mesmos acerca do tema abordado. Durante a oficina foi dada especial atenção à Aprendizagem Baseada em Investigação (ABI), ao uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e à gamificação. Concluiu-se que as técnicas apresentadas durante a oficina foram vistas com bons olhos pelos profissionais da educação e que os mesmos estão inclinados a adotá-las em suas salas de aula.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.