Metodologias Ativas de Aprendizagem: relato de experiência em uma oficina de formação continuada de professores de Ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v10i5.1813

Palavras-chave:

Ensino de Física, Formação continuada, Aprendizagem Baseada em Investigação

Resumo

O uso de metodologias ativas é uma prática que pode trazer benefícios ao ensino e à aprendizagem de Ciências. No entanto, novas técnicas e recursos pedagógicos são, geralmente, pouco abordados durante os cursos de licenciatura, tornando a existência de cursos de formação continuada tão importantes para o aprimoramento docente. O presente artigo se propõe a documentar a realização de uma oficina sobre metodologias ativas de aprendizagem, ministrada a professores de Ciências em exercício na rede municipal de Fortaleza, bem como a analisar a opinião e os discursos dos mesmos acerca do tema abordado. Durante a oficina foi dada especial atenção à Aprendizagem Baseada em Investigação (ABI), ao uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e à gamificação. Concluiu-se que as técnicas apresentadas durante a oficina foram vistas com bons olhos pelos profissionais da educação e que os mesmos estão inclinados a adotá-las em suas salas de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Oliveira Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal do Ceará (2018). Graduado em Licenciatura em Física pelo Instituto Federal do Ceará (2016).

Matheus Fernandes Mourão, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Mestrando do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, do Instituto Federal do Ceará (2016).

Gilvandenys Leite Sales, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Doutor em Engenharia de Teleinformática pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é Professor Titular de Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Bento Duarte Silva, Universidade do Minho

Doutor em Educação, na área da Tecnologia Educativa. Coordenador da área de Especialização de Tecnologia Educativa do Mestrado em Ciências da Educação; membro da Comissão Diretiva do Programa de Doutoramento em “Aprendizagem Enriquecida com Tecnologia e Desafios Societais”.

Downloads

Publicado

2019-10-07

Como Citar

SILVA, D. O.; MOURÃO, M. F.; SALES, G. L.; SILVA, B. D. Metodologias Ativas de Aprendizagem: relato de experiência em uma oficina de formação continuada de professores de Ciências. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 10, n. 5, p. 206–223, 2019. DOI: 10.26843/rencima.v10i5.1813. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1813. Acesso em: 29 nov. 2022.

Edição

Seção

Artigos