Crime na mansão: uma oficina investigativa no ensino de Química

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v10i5.1808

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Ensino Médio, Experimentação Investigativa, Química Forense, Ácidos e Bases

Resumo

Este trabalho apresenta o desenho e as respectivas reflexões a respeito de uma experiência didática de elaboração de uma oficina de caráter investigativo realizada com alunos das séries do ensino médio de uma escola pública no interior do estado de São Paulo. A oficina “Investigações em Química”, proposta e executada pelos próprios professores de Química, teve por objetivo proporcionar aos alunos vivências com a experimentação investigativa, o fazer e o agir científico e a argumentação, na busca pelo desenvolvimento conceitual, atitudinal, procedimental e uma formação crítica do aluno. Estruturada em três momentos, contou com a participação de dez alunos que desenvolveram suas atividades seguindo as etapas do método investigativo, da elaboração de hipóteses às considerações finais, para desvendar um crime. Embora com poucas experiências em investigações, os estudantes alcançaram satisfatoriamente os objetivos, principalmente ao pensar-se no desenvolvimento dos conceitos científicos, da leitura e da escrita, da argumentação e suas próprias aprendizagens, uma vez que os estudantes foram convidados a refletir sobre o impacto de atividades experimentais em sua formação.

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Biografia do Autor

Renan Vilela Bertolin, Universidade Federal de São Carlos

Licenciando em Química pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Foi bolsista de Iniciação à Docência (PIBID) e Professor de Educação Básica - Química na Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

Caroindes Julia Corrêa Gomes, Universidade Federal de São Carlos

Licenciada em Química pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), mestre em Química pela mesma universidade, doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na UFSCar. Foi Professora de Educação Básica - Química na Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

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Publicado

2019-10-07

Como Citar

BERTOLIN, R. V.; GOMES, C. J. C. Crime na mansão: uma oficina investigativa no ensino de Química. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 10, n. 5, p. 100–118, 2019. DOI: 10.26843/rencima.v10i5.1808. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1808. Acesso em: 3 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos