Crime na mansão: uma oficina investigativa no ensino de Química
DOI:
https://doi.org/10.26843/rencima.v10i5.1808Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Ensino Médio, Experimentação Investigativa, Química Forense, Ácidos e BasesResumo
Este trabalho apresenta o desenho e as respectivas reflexões a respeito de uma experiência didática de elaboração de uma oficina de caráter investigativo realizada com alunos das séries do ensino médio de uma escola pública no interior do estado de São Paulo. A oficina “Investigações em Química”, proposta e executada pelos próprios professores de Química, teve por objetivo proporcionar aos alunos vivências com a experimentação investigativa, o fazer e o agir científico e a argumentação, na busca pelo desenvolvimento conceitual, atitudinal, procedimental e uma formação crítica do aluno. Estruturada em três momentos, contou com a participação de dez alunos que desenvolveram suas atividades seguindo as etapas do método investigativo, da elaboração de hipóteses às considerações finais, para desvendar um crime. Embora com poucas experiências em investigações, os estudantes alcançaram satisfatoriamente os objetivos, principalmente ao pensar-se no desenvolvimento dos conceitos científicos, da leitura e da escrita, da argumentação e suas próprias aprendizagens, uma vez que os estudantes foram convidados a refletir sobre o impacto de atividades experimentais em sua formação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.