Ludicidade como mediação pedagógica: desenvolvimento de um projeto voltado ao ensino de Química

Autores

  • Christina Vargas Miranda Carvalho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Urutaí
  • Joceline Maria da Costa Soares Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Urutaí
  • Renan Bernard Gléria Caetano Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Urutaí
  • Luciana Aparecida Siqueira Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Urutaí

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v10i5.1775

Palavras-chave:

Atividades Lúdicas, Jogos, Ensino de Química, Formação Docente

Resumo

O presente texto tem por finalidade relatar as atividades executadas em um projeto voltado à ludicidade no ensino de Química, desenvolvido com os alunos do Ensino Médio de uma escola pública, conveniada ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). O projeto foi realizado em cooperação com o Programa de Consolidação das Licenciaturas (Prodocência), sendo uma das ações propostas a partir do diagnóstico da realidade escolar, no intuito de promover aulas diferenciadas, proporcionado uma maior motivação entre os alunos no ensino de Química. As atividades foram mediadas pelos pibidianos que elaboraram e construíram jogos e atividades lúdicas para alunos de diferentes séries. Os conteúdos de Química abordados nas atividades foram: 1ª série (Tabela Periódica e Ligações Químicas), na 2ª série (Termoquímica, Tabela Periódica e Ligações Químicas) e na 3ª série (Funções Orgânicas). A partir disso, verificamos por meio de um questionário, que atividades desta natureza favorecem a interação entre sujeitos (alunos, pibidianos e professores) e proporcionam a aprendizagem do conteúdo por meio da diversão. Enfatizamos que as atividades promoveram aperfeiçoamentos de conceitos, desenvolvimento de habilidades e construção do conhecimento. Reconhecemos assim que, a execução desse projeto nos revela que é possível aprender Química por meio da ludicidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Christina Vargas Miranda Carvalho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Urutaí

Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Urutaí; Licenciada e Especialista em Química; Mestra em Ciências; Doutoranda em Educação em Química. Coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid/Capes - subprojeto Química) e integrante do Programa de Consolidação das Licenciaturas (Prodocência/Capes).

Joceline Maria da Costa Soares, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Urutaí

Acadêmica do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Urutaí; Graduada em Tecnologia em Gestão Ambiental e Mestra em Conservação dos Recursos Naturais do Cerrado pela mesma instituição. Integrante do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid/Capes - subprojeto Química) e do Programa de Consolidação das Licenciaturas (Prodocência/Capes).

Renan Bernard Gléria Caetano, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Urutaí

Acadêmico do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Urutaí; Integrante do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid/Capes - subprojetos Química e Interdisciplinar) e do Programa de Consolidação das Licenciaturas (Prodocência/Capes).

Luciana Aparecida Siqueira Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Urutaí

Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Urutaí; Licenciada em Ciências Biológicas; Especialista e Mestra em Biologia; Doutoranda em Educação. Coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid/Capes - subprojeto Interdisciplinar) e integrante do Programa de Consolidação das Licenciaturas (Prodocência/Capes).

 

Downloads

Publicado

2019-10-07

Como Citar

CARVALHO, C. V. M.; SOARES, J. M. da C.; CAETANO, R. B. G.; SILVA, L. A. S. Ludicidade como mediação pedagógica: desenvolvimento de um projeto voltado ao ensino de Química. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 10, n. 5, p. 191–205, 2019. DOI: 10.26843/rencima.v10i5.1775. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1775. Acesso em: 1 abr. 2023.

Edição

Seção

Artigos