Elaboração de materiais de realidade aumentada por estudantes de Ensino Médio: impactos e possibilidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v10i6.1752

Palavras-chave:

Realidade Aumentada, Inovação Educativa, Layar, Unidade de Aprendizagem, Impressão Interativa

Resumo

Este trabalho apresenta uma avaliação da elaboração de materiais de realidade aumentada a partir do software Layar por 35 estudantes do segundo ano de ensino médio. As atividades foram desenvolvidas durante a aplicação de uma unidade de aprendizagem na disciplina de física envolvendo a temática dos processos de transferência de energia térmica. Os estudantes formaram equipes, pesquisaram sobre a temática, confeccionaram cartazes impressos incrementados com recursos de realidade aumentada e socializaram os resultados de suas investigações para os demais colegas. Por meio de uma análise qualitativa avaliando as observações em sala de aula e as respostas dos estudantes em um questionário aplicado ao final da unidade de aprendizagem pôde-se identificar que eles apresentaram motivação e engajamento com as questões escolares. Ademais, os estudantes não relataram dificuldades na manipulação do software de realidade aumentada e consideram que o fato dessa tecnologia permitir a inclusão de elementos como vídeos e animações faz com que os conceitos estudados sejam dinamizados, facilitando a compreensão dos conteúdos. Dentre os pontos negativos apontados pelos estudantes estão a intermitência na conexão da rede wi-fi da escola e a capacidade de processamento dos computadores utilizados para a realização das pesquisas e editoração dos materiais de impressão interativa.

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Publicado

2019-12-10

Como Citar

GONÇALVES, R. L.; DENARDIN, L. Elaboração de materiais de realidade aumentada por estudantes de Ensino Médio: impactos e possibilidades. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 10, n. 6, p. 126–141, 2019. DOI: 10.26843/rencima.v10i6.1752. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1752. Acesso em: 29 nov. 2022.

Edição

Seção

Artigos