Análise da percepção ambiental e sua contribuição para preservação dos manguezais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v11i3.1747

Palavras-chave:

Percepção ambiental, . Ensino fundamenta, Manguezal

Resumo

Para que seja possível uma mudança de pensamentos e atitudes da sociedade em relação ao seu meio natural, faz-se necessário buscar alternativas que contemplem tal transformação, objetivando fazer um resgate das relações de afetividade do homem com a natureza. Assim, o objetivo do presente trabalho é investigar os saberes prévios dos alunos de uma escola do municipio de Sergipe, afim de contribuir para a conservação ambiental dos manguezais. Foi solicitado aos alunos do 6º ano ,na disciplina de Ciências ,que representassem o manguezal através de desenhos e redações, no intuito de avaliar o nível de percepção ambiental e de que maneira o ecossistema em questão é visto por esses discentes. A análise foi feita através de categorização temática, permitindo a sistematização e interpretação das informações contidas nos desenhos e redações sobre os temas mais citados pelos alunos. Constatou-se que a paisagem afeta o indivíduo e vice-versa, através de diversidades de interpretações positivas e negativas, com algumas visões distorcidas e depreciativas quanto ao ecossistema manguezal. Os resultados revelam a necessidade de se fazer uma abordagem mais integradora e sistêmica dos assuntos discutidos em sala de aula, revelando a urgência de rever os métodos e práticas empregados durante o processo de ensino.

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Publicado

2020-05-05

Como Citar

DOS SANTOS, A. Análise da percepção ambiental e sua contribuição para preservação dos manguezais. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 56–68, 2020. DOI: 10.26843/rencima.v11i3.1747. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1747. Acesso em: 29 nov. 2022.

Edição

Seção

Artigos