Interpretação cartográfica associada a investigação matemática: possibilidade de fomentar a escrita e o ensino de conceitos matemáticos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v10i5.1715

Palavras-chave:

Cartografia, Geometria, Investigação Matemática, Ensino Fundamental

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar a resolução de duas questões vinculadas a uma dissertação de Mestrado Profissional, onde foram desenvolvidas catorze atividades voltadas ao estudo de Cartografia usando a Investigação Matemática. Tais atividades foram realizadas com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. A coleta dos dados ocorreu por meio de observações, diários de campo, relatório dos trabalhos e filmagem da fase de discussão. Os resultados apontam a Investigação Matemática como uma metodologia de ensino que pode despertar no estudante o interesse pela busca de respostas. A partir das estratégias elaboradas, foi perceptível o progresso dos alunos na construção de seu conhecimento matemático. Além disso, percebeu-se melhoria na capacidade de escrita dos discentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mateus Mariani, Universidade do Vale do Taquari

Mestre em Ensino de Ciências Exatas. Professor de Matemática.

Marli Teresinha Quartieri, Universidade do Vale do Taquari

Professora do Mestrado Profissional no Ensino de Ciências Exatas e do Doutorado em Ensino.

Downloads

Publicado

2019-10-07

Como Citar

MARIANI, M.; QUARTIERI, M. T. Interpretação cartográfica associada a investigação matemática: possibilidade de fomentar a escrita e o ensino de conceitos matemáticos. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 10, n. 5, p. 151–170, 2019. DOI: 10.26843/rencima.v10i5.1715. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1715. Acesso em: 29 nov. 2022.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)