Interpretação cartográfica associada a investigação matemática: possibilidade de fomentar a escrita e o ensino de conceitos matemáticos

Palavras-chave: Cartografia, Geometria, Investigação Matemática, Ensino Fundamental

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar a resolução de duas questões vinculadas a uma dissertação de Mestrado Profissional, onde foram desenvolvidas catorze atividades voltadas ao estudo de Cartografia usando a Investigação Matemática. Tais atividades foram realizadas com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. A coleta dos dados ocorreu por meio de observações, diários de campo, relatório dos trabalhos e filmagem da fase de discussão. Os resultados apontam a Investigação Matemática como uma metodologia de ensino que pode despertar no estudante o interesse pela busca de respostas. A partir das estratégias elaboradas, foi perceptível o progresso dos alunos na construção de seu conhecimento matemático. Além disso, percebeu-se melhoria na capacidade de escrita dos discentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mateus Mariani, Universidade do Vale do Taquari

Mestre em Ensino de Ciências Exatas. Professor de Matemática.

Marli Teresinha Quartieri, Universidade do Vale do Taquari

Professora do Mestrado Profissional no Ensino de Ciências Exatas e do Doutorado em Ensino.

Referências

ARAUJO, F.S.L; DOLINA, V. J; PETEAN, E.; MUSQUIM, A.C; BELLATO, R; LUCIETTO,

C.G. Diário de pesquisa e suas potencialidades na pesquisa qualitativa em saúde, v. 19, n. 2, 2013. Disponível em:

<http://periodicos.ufes.br/RBPS/article/viewFile/6326/4660>. Acesso em: 24 mar, 2018.

BRASIL – BNCC - Base Nacional Comum Curricular. 3° versão. Brasília: MEC, 2017. Disponível em:

<http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79601- anexo-texto-bncc-reexportado-pdf-2&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 04 de maio de 2018.

BRUM, M. G. N. Atividades investigativas para o ensino de matemática para alunos de 5ª série do Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado Profissional) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física e de Matemática Instituição de Ensino: Centro Universitário Franciscano, Santa Maria, RS, 2012.

CÂNDIDO, P. T. Comunicação em Matemática. In: SMOLE, Kátia S.; DINIZ, Maria I. (Orgs.) Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed, p. 15-29, 2001.

DUARTE, P. A. Fundamentos de cartografia. 2.ed. Florianópolis: Ed. Da UFSC, 208p. 2002.

DIAS, A. A. de S. Fracasso no ensino de matemática na Educação Básica - a quem interessa? In CASTEJON, M.; ROSA, R. (Orgs). Olhares sobre o ensino da matemática: Educação Básica – Uberaba – MG: IFTM, 2017. Disponível em: <http://www.iftm.edu.br/publicacoes/download/Livro%20Matematica%20Agosto-2017.pdf> Acesso em: 25 de abr. 2018.

FIGUEIREDO, F. F.; GROENWALD, C. L. O. Produzindo Problemas Abertos1 Utilizando Tecnologias Digitais no Processo de Formação Inicial de Professores de Matemática. REnCiMa, v. 8, n. 2, p. 95-114, 2017.

GERHARDT, E. T; SILVEIRA, T. D. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

GIONGO, I. M. et al. Noções de Localização nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Produto Educacional. Centro Universitário UNIVATES. 2013. Disponível em: <https://www.univates.br/ppgece/media/pdf/2013/nocoes_de_localizacao_nos_anos_inicia is_do_ensino_fundamental.pdf> Acesso em: 03 de abr. 2018.

GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. Rio de Janeiro: Record, 1997.

MARTINS, C.; MAIA, E.; MENINO, H.; ROCHA, I.; PIRES, V. M. O trabalho investigativo nas aprendizagens iniciais da matemática. In: Anais SPIEM: Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática, Coimbra, 2002.

MERRIAM, S. B. Qualitative research and case study applications in education. San Francisco: Jossey-Bass, 1998.

MOURA FILHO, J. Elementos de cartografia: técnica e histórica. Volume 1. Belém. Falangola, 1993.

OLIVEIRA, C. de. Dicionário cartográfico. 2. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 781p., il, 1983.

PONTE, J. P. Investigar, ensinar e aprender. Actas do ProfMat 2003 (CDROM, pp. 25- 39). Lisboa: APM, 2003.

PONTE, J. P. da; BROCARDO, J.; OLIVEIRA, H. Investigações matemáticas na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

RIOS, R. B.; MENDES, J. S. Alfabetização Cartográfica: práticas pedagógicas nas séries iniciais. 10º Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia, 2009. Disponível em: http://www.agb.org.br/XENPEG/artigos/GT/GT6/tc6%20%288%29.pdf. Acesso em: 24 mar, 2018.

ROCHA, M. L. P. C. Matemática e Cartografia: Como a Cartografia pode Contribuir no Processo de Ensino-Aprendizagem da Matemática? 128f. Dissertação (Mestrado) - Núcleo de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Universidade Federal do Pará, Belém. 2004. Disponível em: <http://www.ufpa.br/npadc/gemm/documentos/docs/dml.pdf>. Acesso em: 24 mar. 2018.

SANTOS, O. S. Práticas inovadoras na sala de aula de Matemática: um exemplo com a Geometria plana no ensino Fundamental II. Trabalho de conclusão de curso em Licenciatura em Matemática – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Caicó, 2015.

SILVA, G. H. G. da. Atividades Investigativas em um Ambiente de Geometria Dinâmica. REnCiMa, v. 2, n. 1, p. 9-29, 2011.

SCHEIN, Z. P; COELHO, S. M. O papel do questionamento: intervenções do professor e do aluno na construção do conhecimento. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 23, n. 1, p. 68-92, 2006.

SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I. (Orgs.) Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001.

SOUSA, A. F. et al. Jogos e brincadeiras no ensino da Matemática. In: FIPED: Fórum Internacional de Pedagogia, 2012, Parnaíba. Anais. Parnaíba, 2012. Disponível em <http://editorarealize.com.br/revistas/fiped/trabalhos/Trabalho_Comunicacao_oral_idinscrit o_301_4dea887ff7a6942864eed78695c870fb.pdf>. Acesso em: 29 mai. 2018.

Publicado
2019-10-07
Como Citar
MARIANI, M.; QUARTIERI, M. T. Interpretação cartográfica associada a investigação matemática: possibilidade de fomentar a escrita e o ensino de conceitos matemáticos. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 10, n. 5, p. 151-170, 7 out. 2019.
Seção
Artigos Gerais

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)