Interpretação cartográfica associada a investigação matemática: possibilidade de fomentar a escrita e o ensino de conceitos matemáticos
DOI:
https://doi.org/10.26843/rencima.v10i5.1715Palavras-chave:
Cartografia, Geometria, Investigação Matemática, Ensino FundamentalResumo
O presente trabalho tem como objetivo apresentar a resolução de duas questões vinculadas a uma dissertação de Mestrado Profissional, onde foram desenvolvidas catorze atividades voltadas ao estudo de Cartografia usando a Investigação Matemática. Tais atividades foram realizadas com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. A coleta dos dados ocorreu por meio de observações, diários de campo, relatório dos trabalhos e filmagem da fase de discussão. Os resultados apontam a Investigação Matemática como uma metodologia de ensino que pode despertar no estudante o interesse pela busca de respostas. A partir das estratégias elaboradas, foi perceptível o progresso dos alunos na construção de seu conhecimento matemático. Além disso, percebeu-se melhoria na capacidade de escrita dos discentes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.