A Early Algebra nos livros didáticos: um olhar sobre a abordagem de sequências de padrões
Resumo
Esta pesquisa refere-se à análise de livros didáticos de Matemática dos Anos Inicias do Ensino Fundamental a respeito de uma vertente da Early Algebra: sequência. Tendo como objetivo investigar como os livros didáticos têm abordado o pensamento algébrico, considerando o ponto de vista da sequência. Para dar apoio no tocante a Early Algebra, foram consideradas as ideias de Blanton e Kaput; e Carraher et al, entre outras. Trata-se de uma pesquisa documental. Para fazer essa análise foi escolhida uma coleção de livros didáticos considerada pelo PNLD de 2016 como a coleção mais distribuída, os exemplares usados são do 1º ano ao 5º ano do Ensino Fundamental. A análise foi realizada sob três perspectivas, a saber: (i) contabilizar o total de tarefas de cada livro e o total de tarefas relacionadas à sequência; (ii) contabilizar as sequências de acordo com as classificação pictórica ou numérica; (iii) apresentar e discutir duas tarefas de cada livro relacionadas à sequências, a primeira e a última tarefa. Como resultado, foi observado que a coleção converge para as normas da BNCC; tarefas de sequências permeiam todos os livros didáticos da coleção. As tarefas podem tornar-se grandes aliadas do professor para promover o pensamento algébrico nos estudantes.
Downloads
Referências
BLANTON, M.; KAPUT,J. Characterizing a classroom practice that promotes algebraic reasoning. In: Journal for Research Mathematics Education. 36(5), p. 412-446, 2005.
BLANTON, M. et al. Early Algebra. In:. VICTOR, J. K. (Ed.). Algebra: Gateway to a Technological Future. Columbia/USA: The Mathematical Association of America, p. 7-14, 2007.
BOOTH, L. R. Dificuldades das crianças que se iniciam em álgebra. In: COXFORD, A. F.; SHULTE, A. P. (Org.). As idéias da álgebra. Traduzido por Hygino H. Domingues. São Paulo: Atual, p. 23-37, 1995.
BORRALHO, A.; BARBOSA, E. Exploração de Padrões e Pensamento Algébrico. In I. Vale & A. Barbosa (Org.) Patterns-Multiple Perspectives and Contexts in Mathematics Education. Viana do Castelo: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo – Projecto Padrões, p. 59-68, 2009.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. PCN: Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa. Ministério da Educação, 2012.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEF, 2017.
BRIZUELA, B.; SCHLIEMANN, A. Ten-Year-Old Students Solving Linear Equations. For the Learning of Mathematics, Vol. 24, No. 2 , Jul., 2004, p. 33-40 Published by: FLM Publishing Association Stable URL: https://www.jstor.org/stable/40248456 Acessado em: 11/09/2020
BRIZUELA, B.; MARTINEZ, M.; CAYTON-HODGES, G. The Impacto of Early Algebra: Results from a Longitudinal Intervention. Journal of Research in Mathematics Education, 2(2), 209-241, 2013.
CANAVARRO, A. P. O pensamento algébrico na aprendizagem da Matemática nos primeiros anos. Quadrante, Vol. XVI, Nº 2, p. 1-38, 2007.
CARRAHER, D. et al. Arithmetic and Algebra in early Mathematics Education. Journal for Research in Mathematics Education. Vol 37(2), p. 87-115, 2006.
CARRAHER, D.; SCHLIEMANN, A.; SCHWARTZ, J. Early Algebra is not the same as Algebra early. In: KAPUT, J.; CARRAHER, D.; BLANTON, M. (Eds.). Algebra in the Early Grades. New York: Lawrence Erlbaum Associates, p. 235–274, 2008.
CARRAHER, D.; SCHLIEMANN, A. Powerful Ideas in Elementary School Mathematics. In ENGLISH, L.D.; KIRSHNER, D. (Eds). Handbook of International Research in Mathematics Education. 3.Ed. New York: Routledge, p.191-218, 2016.
DANTE, L. Ápis: Alfabetização Matemática. Obra em três volumes para alunos do primeiro ao terceiro ano. São Paulo: Ática, 2014a.
DANTE, L. Ápis: Matemática. Obra em dois volumes para alunos do quarto e quinto ano. São Paulo: Ática, 2014b.
FERREIRA, M. Álgebra nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: uma análise dos documentos curriculares nacionais. REnCiMa, v. 8, n. 5, p. 16-34, 2017.
LUNA, A.; SOUZA, C. Discussões sobre o ensino de álgebra nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Educ. Matem. Pesq. São Paulo, v.15, p.817-835, 2013. Número Especial.
KATZ, V. J. Algebra: Gateway to a Technological Future. Columbia: MAA Reports, 2007.
KIERAN, C. Duas abordagens diferentes entre os participantes em álgebra. In: COXFORD, A. F.; SHULTE, A. P. (Org.). As idéias da álgebra. Traduzido por Hygino H. Domingues. São Paulo: Atual, p. 104-110, 1995.
KIERAN, C. et al . Early Algebra Research into its Nature, its Learning, its Teaching. Springer Nature. 2016
MAGINA, S. et al. Repensando adição e subtração: contribuições da teoria dos campos conceituais. São Paulo: PROEM, 2008.
MERLINI, V. et al. Algebraic reasoning before learning algebra in school. In: 13th International Congress on Mathematical Education ICME-13. Hamburgo, 2016
POST, T.; BEHR, M.; LESH, R. A proporcionalidade e o desenvolvimento de noções pré-álgebra. In: COXFORD, A. F.; SHULTE, A. P. (Org.). As idéias da álgebra. Traduzido por Hygino H. Domingues. São Paulo: Atual, p. 89-103, 1995.
PONTE, J. Números e álgebra no currículo escolar. In Vale, I. et al. (Eds.), Números e álgebra na aprendizagem da Matemática e na formação de professores. Lisboa: SEM-SPCE, p. 5-27, 2006.
PONTE, J. Investigations and explorations in the mathematics classroom. ZDM. 39, p. 419-430, 2007.
PONTE, J.; BRANCO, N.; MATOS, A. Álgebra no Ensino Básico. Lisboa: ME – DGIDC, 2009.
PONTE, J. Tarefas no ensino e na aprendizagem da Matemática. In: PONTE, J.(Ed), Práticas profissionais dos professores de Matemática. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, p.13-27, 2014.
PORTO, R. S. O. Early Algebra: prelúdio da álgebra por estudantes do 3° e 5º anos do Ensino Fundamental. 2018. Dissertação de Mestrado – Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, 2018.
RODRIGUES, I.; PIRES. C. Um mapeamento de teses e dissertações que abordam o ensino e a aprendizagem da álgebra no Ensino Fundamental no Brasil. REnCiMa, v.8, n.2, p.162-182, 2017.
SOUZA, E.; DINIZ, M. Álgebra: das variáveis às equações e funções. Instituto de Matemática e Estatística da USP. Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática-CAEM. 3ª Ed. São Paulo: Universidade de São Paulo-USP. 1998.
TEIXEIRA, A. C. A introdução do raciocínio funcional no 5º ano do Ensino Fundamental: uma proposta de intervenção. 2016. Dissertação de Mestrado – Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, 2016.
THOMPSON, F. M. O ensino de álgebra para a criança mais nova. In: COXFORD, A. F.; SHULTE, A. P. (Org.). As idéias da álgebra. Traduzido por Hygino H. Domingues. São Paulo: Atual, p. 79-103, 1995.
USISKIN, Z. Concepções sobre a álgebra da escola média e utilizações das variáveis. In: COXFORD, A. F.; SHULTE, A. P. (Org.). As idéias da álgebra. Traduzido por Hygino H. Domingues. São Paulo: Atual, p. 9-21, 1995.
VALE, I. et al. Os Padrões no Ensino e Aprendizagem da Álgebra. In: I. Vale, T. Pimentel, A. Barbosa, L. Fonseca, L. Santos e P. Canavarro (Orgs), Números e Álgebra. Lisboa: SEM-SPCE. p. 193-211, 2007.
VERGNAUD, G. La théorie des champs conceptuels. Recherches en Didactique des Mathématiques. Grenoble, v. 10, n. 23, p. 133-170, 1990.
YAMANAKA, O.; MAGINA, S. Um estudo da “Early Algebra” sob a luz da Teoria dos Campos Conceituais de Gerard Vergnaud. In: ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (EPEM), 2008, Bauru. São Paulo. Anais... SBEM/SBEM-SP, 2008.