A temática ambiental e o ensino de Física: um estudo a partir dos trabalhos apresentados nos anais do Simpósio Nacional de Ensino de Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26843/rencima.v10i3.1703

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Ensino de Física, Simpósio Nacional de Ensino de Física

Resumo

Este trabalho tem por objetivo identificar e analisar compreensões sobre a temática ambiental e suas articulações com o processo educativo elaboradas por autores da área de ensino de Física que publicaram trabalhos nos anais do Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF), sendo este um dos principais eventos tópicos da área de Ensino de Física organizado pela Sociedade Brasileira de Física (SBF). Do ponto de vista metodológico esta é uma pesquisa de natureza qualitativa e do tipo documental. O mapeamento indica que a área de Ensino de Física tem relativamente poucos trabalhos voltados para aspectos da temática ambiental e o processo educativo. Os trabalhos analisados indicam que os autores desta área se fundamentam em perspectivas mais críticas do processo educativo para abordar aspectos da temática ambiental. Em alguns trabalhos há menções ao fato de que problemas ambientais podem ser caracterizados pela sua complexidade e pelas controvérsias que lhes são inerentes. Há também considerações críticas ao modelo econômico vigente. Parece-nos importante mencionar que a área de Ensino de Física – mesmo que ainda de forma tímida – tem voltado sua atenção para a construção de reflexões sobre as diferentes articulações entre a temática ambiental e o processo educativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-06-21

Como Citar

MELO, G. L. de; SILVA, L. F. A temática ambiental e o ensino de Física: um estudo a partir dos trabalhos apresentados nos anais do Simpósio Nacional de Ensino de Física. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 10, n. 3, p. 37–57, 2019. DOI: 10.26843/rencima.v10i3.1703. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1703. Acesso em: 6 jun. 2023.

Edição

Seção

Artigos