A temática ambiental e o ensino de Física: um estudo a partir dos trabalhos apresentados nos anais do Simpósio Nacional de Ensino de Física

Palavras-chave: Educação Ambiental, Ensino de Física, Simpósio Nacional de Ensino de Física

Resumo

Este trabalho tem por objetivo identificar e analisar compreensões sobre a temática ambiental e suas articulações com o processo educativo elaboradas por autores da área de ensino de Física que publicaram trabalhos nos anais do Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF), sendo este um dos principais eventos tópicos da área de Ensino de Física organizado pela Sociedade Brasileira de Física (SBF). Do ponto de vista metodológico esta é uma pesquisa de natureza qualitativa e do tipo documental. O mapeamento indica que a área de Ensino de Física tem relativamente poucos trabalhos voltados para aspectos da temática ambiental e o processo educativo. Os trabalhos analisados indicam que os autores desta área se fundamentam em perspectivas mais críticas do processo educativo para abordar aspectos da temática ambiental. Em alguns trabalhos há menções ao fato de que problemas ambientais podem ser caracterizados pela sua complexidade e pelas controvérsias que lhes são inerentes. Há também considerações críticas ao modelo econômico vigente. Parece-nos importante mencionar que a área de Ensino de Física – mesmo que ainda de forma tímida – tem voltado sua atenção para a construção de reflexões sobre as diferentes articulações entre a temática ambiental e o processo educativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, João Amadeus Pereira; MION, Rejane Aurora; CARVALHO, Washington Luiz Pacheco de. IMPLICAÇÕES DA RELAÇÃO CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA. In: XVII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 17, 2007, São Luís. Atas eletrônicas... São Luís: SBF, 2007.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2009.

BARROS, Nicholas Raphael de; BASTOS, Brenda Porto; SARAIVA, Charles Pena; WATANABE-CARAMELLO, Giselle. PRODUÇÕES NA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS QUE TRATAM DAS INCERTEZAS DOS TEMAS SOCIOAMBIENTAIS. In: XX Simpósio Nacional de Ensino de Física, 20, 2013, São Paulo. Atas eletrônicas... São Paulo: SBF.

BECK, Ulrich. Sociedade de Risco: rumo a uma outra modernidade. 2 ed. São Paulo: Editora 34, 2013. 384p.

BORNHEIM, Gerd. Filosofia e política ecológica. Revista Filosófica Brasileira. Rio de Janeiro, v.1, n.2, p.16-24, 1995.

CARVALHO, Fernanda da Rocha; WATANABE-CARAMELLO, Giselle. UMA PROPOSTA DE AULAS SOBRE A QUESTÃO SOCIOAMBIENTAL: identificando os conhecimentos científico, cotidiano e escolar. In: XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física, 21, 2015, Uberlândia. Atas eletrônicas... Uberlândia: SBF.

CARVALHO, Luiz Marcelo. A Temática Ambiental e a Escola de 1º Grau. 1989. 282f. Tese (Doutorado em Educação), Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 1989.

CARVALHO, Luiz Marcelo; SANTOS, Wildson Luiz Pereira; LEVINSON, Ralph. A Dimensão Política da Educação Ambiental em Investigações de Revistas Brasileiras de Ensino de Ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 14, p. 199-213, 2014.

CARVALHO, Luiz Marcelo; SANTOS, Wildson Luiz Pereira; LEVINSON, Ralph. Educação Ambiental e a Formação de Professores. In: Oficina Panorama de Educação Ambiental no Brasil, 2000, Brasília. Panorama da Educação Ambiental no Ensino Fundamental. Brasília: Ministério da Educação, v. 1, p. 55-64, 2000.

CARVALHO, Luiz Marcelo; SANTOS, Wildson Luiz Pereira; LEVINSON, Ralph. Temática Ambiental e o Processo Educativo: dimensões e abordagens. In: CINQUETTI, H. S.; LOGAREZZI, A. Consumo e resíduo: fundamentos para o trabalho educativo. São Carlos: EdUFSCar, p. 19-41, 2006.

FORMENTON, R.; ARAÚJO, M.S.T. Educação Sócio-Ambiental Desenvolvida sob o Enfoque CTS entre Alunos do Curso Técnico de Nível Médio em Automação Industrial do IFSP. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 6, n. 1, p.33-42, 2015.

GODOY, Arilda Schmidt. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. RAE – Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 8, n. 2, p. 57-63, 1995.

GOUVEIA, Angélica Teodoro; ANTUNES, Robson Marcelo; WATANABE-CARAMELLO, Giselle. QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS NAS AULAS DE FÍSICA: considerações sobre duas propostas de aula. In: XX Simpósio Nacional de Ensino de Física, 20, 2013, São Paulo. Atas eletrônicas. São Paulo: SBF.

GOUVEIA, Riama Coelho; CHIQUITO, Adenilson J. MEIO AMBIENTE COMO CONTEXTO PARA A DISCUSSÃO CRÍTICA DE CONCEITOS FÍSICOS. In: XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física, 19, 2011, Manaus. Atas eletrônicas... Manaus: SBF.

JEOVANIO-SILVA, Vanessa Regal Maione; JEOVANIO-SILVA, André Luiz; CARDOSO, Sheila Pressentin. UM OLHAR DOCENTE SOBRE AS DIFICULDADES DO TRABALHO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLAR. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 9, n.5, p. 256-272, 2018.

KAWASAKI, Clarice Sumi; KATO, Danilo Seithi; NETO, Diógenes Valdanha; SOUZA, Juliana Cristina Barbosa; OLIVEIRA, Leonardo Basso; MATOS, Mauricio dos Santos. A pesquisa em Educação Ambiental nos ENPECS: contextos educacionais e focos temáticos. In: VII Encontro Nacional de Pesquisadores em Ensino de Ciências, 7, 2009, Florianópolis. Atas eletrônicas: Florianópolis: Universidade federal de Santa Catarina, 2009.

LEFF, Enrique. Epistemologia Ambiental. Tradução de Sandra Valenzuela. ED. São Paulo: Cortez, 2002.

LEODORO, Marcos Pires; SANTOS, Rodrigo Corrêa dos. A PERSPECTIVA AMBIENTAL NO ENSINO DE FÍSICA. In: XVII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 17, 2007, São Luís. Atas eletrônicas... São Luís: SBF, 2007.

MARCELINO, Áurea Cristina Pires; OLIVEIRA, Ariane Braga; COSTA, Matheus Moreira. A POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA EM UMA CIDADE DO INTERIOR DE SÃO PAULO: uma atividade investigativa com alunos do sexto ano. In: XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física, 21, 2015, Uberlândia. Atas eletrônicas... Uberlândia: SBF.

MAZZOTTI, Alda Judith Alves; GEWANDSZNAJDER, Fernando. O método nas Ciências Naturais e Sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. 1 ed. Local: Thompson Learning Pioneira, 1998.

NIEBUHR, Bernardo B. S.; VALASKI, Suzana. A FÍSICA E A QUESTÃO SOCIOAMBIENTAL NA PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. In: XX Simpósio Nacional de Ensino de Física, 20, 2013, São Paulo. Atas eletrônicas... São Paulo: SBF.

OLIVEIRA, Cecilia Santos de. Educação ambiental na escola: diálogos com as disciplinas escolares ciências e biologia, 2009. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.

REIS, Danielle Aparecida dos. COMPREENSÕES ELABORADAS PELO CAMPO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL SOBRE O TEMA MUDANÇAS CLIMÁTICAS: análise de dissertações e teses brasileiras, 2013. 2017 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de biociências. Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2013.

SANTOS, Almir Guedes dos; BARROS, Fernando de Souza. QUESTÕES AMBIENTAIS NO ENSINO DE FÍSICA. In: XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física, 19, 2013, Manaus. Atas eletrônicas... Manaus: SBF.

SANTOS, Fabiana Alves dos; CARVALHO, Fernanda da Rocha. EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE FÍSICA POR MEIO DE EXPRESSÕES ARTÍSTICAS. In: XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física, 21, 2015, Uberlândia. Atas eletrônicas... Uberlândia: SBF.

SANTOS, Fabiana Alves dos; FAGUNDES, Maria Beatriz. A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENÍTIFICO À LUZ DE UMA ABORDAGEM SOCIOAMBIENTAL: uma proposta para a sala de aula. In: XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 22, 2017, São Carlos. Atas eletrônicas... São Carlos: SBF.

SANTOS, Fabiana Alves dos; WATANABE-CARAMELLO, Giselle. APROXIMAÇÕES ENTRE A FÍSICA E AS QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS: uma proposta para a sala de aula. In: XX Simpósio Nacional de Ensino de Física, 20, 2013, São Paulo. Atas eletrônicas... São Paulo: SBF.

SANTOS, Lilian Cristiane Almeida; KAWAMURA, Maria Regina Dubeux. EFEITO ESTUFA E SUAS REPRESENTAÇÃO. In: XV Simpósio Nacional de Ensino de Física, 15, 2003, Curitiba. Atas eletrônicas... Curitiba: SBF, 2003.

SANTOS, Romualdo José; SILVA, Luciano Fernandes. Dimensões da realidade relacionadas ao processo educativo e à temática ambiental presentes nos manuais dos professores, referentes aos livros didáticos de biologia aprovados no PNLD 2012. Pesquisa em Educação Ambiental (Impresso), v. 9, p. 114-132, 2014.

SANTOS, Romualdo José; SILVA, Luciano Fernandes. Temas ambientais presentes nos manuais dos professores dos livros didáticos de biologia aprovados no PNLD 2012. In: VII Encontro Pesquisa em Educação Ambiental, 7, 2013, Rio Claro. Atas eletrônicas... Rio Claro: EPEA, 2013.

SILVA, Luciano Fernandes; CAVALARI, Mariana Feiteiro; MUENCHEN, Cristiane. Compreensões de Pesquisadores da Área de Ensino de Física sobre a Temática Ambiental e as suas Articulações com o Processo Educativo. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 17, n. 2, p.283-307, ago. 2015.

SILVA, Luciano Fernandes; MOREIRA, Camila Cardoso. A PROBLEMÁTICA AMBIENTAL E O ENSINO DE FÍSICA: considerações sobre os trabalhos apresentados nos EPEFS e SNEFS. In: XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física, 19, 2011, Manaus. Atas eletrônicas... Manaus: SBF.

SILVA, Luciano Fernandes; TOTI, Frederico Augusto; PIERSON, Alice Helena Campos. PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DE ATIVIDADES DIDÁTICAS COM TEMAS CONTROVERSOS: futuros professores de física e o aquecimento global. In: XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 18, 2009, Vitória. Atas eletrônicas. Vitória: SBF.

SOUTO, Thiago Vinicius Sousa; ANDRADE, Nileide Araújo de; ANDRADE, Mariel. O USO DE HIPERMÍDIAS PARA O ENSINO DE TERMODINÂMICA CONTEXTUALIZADO COM O FENÔMENO DO AQUECIMENTO GLOBAL. In: XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 18, 2009, Vitória. Atas eletrônicas... Vitória: SBF.

TOZONI-REIS, Marilia Freitas de Campo; Contribuições para uma pedagogia crítica na educação ambiental: reflexões teóricas. In: LOUREIRO, C. F. B. (Org). A questão ambiental no pensamento crítico: natureza, trabalho e educação. Rio de Janeiro: Quartet, 2007.

TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos; CAMPOS Luciana Maria Lunardi. Educação ambiental escolar, formação humana e formação de professores: articulações necessárias. Educar em Revista, Curitiba, Edição Especial, n. 3/2014, p. 145-162. Editora UFPR, 2014.

TRIVELATO, Silvia Luzia Frateschi. O Currículo de ciências e a pesquisa em educação ambiental. Educação: teoria e prática, Rio Claro, v. 9, n. 16 e 17, p. 57-61, 2001.

VIANNA, Thailla Margareth da Silva, Educação Ambiental e Ensino de Biologia: um estudo a partir dos anais do ENEBio. 2017. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) Universidade Federal de Itajubá, Itajubá.

WATANABE-CARAMELO, Giselle. Aspectos da complexidade: Contribuição da Física para a compreensão do tema ambiental. 2012. 262 f. Tese. (Doutorado em Ensino de Física) Universidade de São Paulo, São Paulo.

Publicado
2019-06-21
Como Citar
MELO, G. L. DE; SILVA, L. F. A temática ambiental e o ensino de Física: um estudo a partir dos trabalhos apresentados nos anais do Simpósio Nacional de Ensino de Física. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 10, n. 3, p. 37-57, 21 jun. 2019.
Seção
Artigos Gerais