Análise do Nível de Intensidade dos Ruídos no Centro Comercial do Município de Abaetetuba-Pará
Resumo
O objetivo deste trabalho foi utilizar uma fundamentação teórica referente aos logaritmos para analisar o nível de intensidade dos ruídos, presentes em lojas do centro comercial de Abaetetuba-PA. Neste contexto, foram utilizados dados fornecidos pela Secretária de Meio Ambiente do Município de Abaetetuba (SEMEIA), bem como dados oriundos de uma pesquisa de campo obtidos através de um aplicativo de celular vinculados a uma fórmula analítica dependente dos logaritmos. Dessa maneira, a investigação consiste em responder se o nível de intensidade dos ruídos pode afetar o aparelho auditivo da população que frequentam as lojas do centro comercial. Com a determinação dos valores
de intensidade do nível de ruído obtido com o aplicativo de celular e em comparação com os valores da organização Mundial da Saúde (OMS), comprovou-se que há discordâncias quanto aos valores apresentados e determinados, tornando-se numa problemática que precisa ser sanada com conscientização e ações para evitar algum tipo de agravamento no aparelho auditivo. Assim sendo, a investigação desenvolvida na pesquisa comprovou que as lojas do centro comercial do município em questão necessitam de uma fiscalização que oriente os lojistas contra a poluição sonora. Tal afirmação foi ratificada através de visualizações gráficas de maneira quantitativa no que diz respeito a constatação dos valores de intensidade nos níveis sonoros determinados na localidade em que a pesquisa aconteceu. Finalmente, foram indicadas estratégias buscando minimizar a problemática apresentada na presente pesquisa.
Downloads
Referências
BOYER, Carl B. História da matemática / Carl B. Boyer, revista por Uta C. Merzbach; tradução Elza F. Gomide – 2ª ed. – São Paulo: Edgard Blucher, 1996.
ABAETETUBA, LeiOrgânicadoMunicípal& Regime Interno da Câmara. Promulgada em 23 de março de 1990, revisada em 2005. Câmara Municipal de Abaetetuba. PoderLegislativo. P. 97.
BIDERMAN, A. (1989). The Playfair Enigma: Towardunderstanding the development of the schematicrepresentation of statisticsfromoriginsto the presentday. InstitutfürDidaktik der Mathematik: Universität Bielefeld..
BRAGA. C Newton. Medidas do Ruído Ambiente (INS149) Disponivel em: http://www.newtoncbraga.com.br3556-ins149:
EVES, Howard. Introdução à história da matemática. Howard Eves; tradução: Hygino H. Domingos. – Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2004.
HOUAISS, Antônio. Minidicionário Houaiss da Língua Portuguesa/organizado pelo Instituto Antônio Houaiss de Lexicografia e Banco de Dados da Língua Portuguesa S/C Ltda. – 2. ed. rev. e. aum.- Rio de Janeiro: Objetiva, 2004.
IEZZI, Gelson. Matemática: Ciência e Aplicações, 1: ensino médio. Gelson Iezzi. [et al]. – 5. Ed. – São Paulo: Atual, 2010.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br.abaetetuba/para,brasil: acesso em: 17 de dezembro de 2016.
MONTEIRO, C. E. F. (1998). Interpretação de gráficos sobre economia veiculado pela mídia impressa. Dissertação de Mestrado. Pós Graduação em Psicologia da UFPE, Recife – PE.
ORGANIZATION MONDIALE DE LA SANTÉ. Critéres d’hygène de l’environnementGenève: OMS; 1980
SOUZA, Hilda Maria Montes Ribeiro de. Análise experimental dos níveis de ruído produzido por peças de mão de alta rotação em consultórios odontológicos: possibilidades de humanização do posto de trabalho do cirurgião dentista. [Doutorado] fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública; 1998. 107 p.
SOUZA, D. S. Instrumentos de gestão da poluição sonora para sustentabilidade das cidades brasil.
SAITO, F. História da Matemática e Educação Matemática: Uma proposta para atualizar o diálogoentre historiadores e educadores. IN:Actas VII CongresoIberoamericado de Educación Matemática. Montevideo: FISEM/SEMUR, 2013a.p. 3979-3987.